Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC I

1.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Título: “Não incidência de PIS e COFINS na prestação de serviços de exportação”

Autores: Liliane Menezes da Silva Amanda Pontes Alves Gylçara LoureiroRibeiro Wellington Gonçalves Vieira

Curso: Ciências Contábeis

Pólo: Botafogo / Rio de Janeiro

Linha de Pesquisa: Linha 2

2.

JUSTIFICATIVA

O tema escolhido reflete o desejo deaprofundamento da não incidência das contribuições de PIS e COFINS das receitas decorrentes das operações de prestação de serviços para pessoa física e jurídica residente e domiciliada no exterior, cujopagamento represente ingresso de divisas. Em uma pesquisa feita na Receita Federal foi mencionado que as despesas em moeda nacional, incorridas por transportador estrangeiro, como, entre outras,com praticagem, capatazia, estiva, uso de rebocadores, atração, estadia, despachos, farol, vigia, transporte interno e tarifas portuárias, são usualmente arcadas por agentes ou representantes dotransportador no Brasil.

1

3.

PERGUNTA DE PESQUISA

As contribuições de COFINS e PIS incidem sobre as receitas decorrentes das operações de prestação de serviços no exterior?

4.HIPÓTESE

A pesquisa de não incidência de PIS e COFINS somente ocorre quando as receitas são de origem das operações de prestação de serviços para pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada noexterior, cujo o pagamento represente ingresso de divisas, pagos no Brasil, pois se o pagamento for efetuado, em reais, por agentes ou representantes da empresa estrangeira tomadora dos serviços,descaracteriza o ingresso de divisas.

5.

METODOLOGIA

Será feita uma ampla pesquisa sobre uma empresa de serviços de praticagem que utiliza o serviço de exportação com ingresso de divisas.6.

REFERÊNCIAS

Site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br

Site http://jus2.uol.com.br

Site Fiscosoft www.fiscosoft.com.br

Site Cenofisco www.cenofisco.com.br

2...
tracking img