Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Patrimonialista

Introdução
Desde o princípio uma das principais preocupações do homem foi achar formas de melhor cuidar de suas riquezas, seu patrimônio.
Praticamente o ser humano sempre foi levado a preocupar-se com seus bens, mas a riqueza sempre foi causa de sua maior preocupação.
Com o passar dos tempos o homem foi encontrando formas mais concisas de registrar as modificações desuas riquezas, estas experiências práticas foram se aprimorando e métodos científicos foram apurados, até que se chegasse a modelos que atualmente conhecemos.
Vários estudiosos da contabilidade dedicaram grande parte de sua vida em busca de explicações que consolidariam a escola patrimonialista. A seguir estudaremos os mais importantes, aqueles que mais contribuíram para a consolidação destaescola contábil.

1. - Intuição e vocação empírica e histórica do patrimonialismo
Uma reflexão sobre o instrumento mais antigo da Contabilidade e que é a conta nos leva a perceber uma preocupação básica, essencial, desde o homem primitivo, a sua riqueza, seu patrimônio, as modificações e seus controle e governo.
O ser humano, empiricamente foi intuído a registrar, mas a riqueza foi sem dúvida aessência de sua preocupação.
Através dos anos os homens foram preocupando-se com um forma de melhor informar sua riqueza, mas só na fase pré-científica e depois na científica foi que identificaram seu objeto de estudos. Os contistas na essência, foram patrimonialistas, quando preocuparam-se em definir a conta, encontraram como razão de seus desenvolvimentos o que ela mostrava, o movimento dariqueza. Preocuparam-se com a forma esquecendo de dar relevo à essência da conta.
Nas raízes, quer do empirismo, ou do período pré científico, quer do movimento científico, vamos encontrar como matéria de desenvolvimento de nossos estudiosos sempre, o "patrimônio. Ainda que atribuindo à Contabilidade outro objeto de estudos, ainda que abraçando conceitos e métodos de outras ciências, tais estudiosossempre desenvolveram seus assuntos limitados aos fatos ocorridos com a riqueza aziendal, ou seja o patrimônio das células sociais.

2. - Vincenzo Masi o precursor do patrimonialismo científico e suas magníficas obras
O patrimonialismo empírico difere do patrimonialismo científico, o intelectual responsável pela teoria científica do patrimônio foi Vincenzo Masi, italiano nascido na cidade deRimini nos fins do século XIX, implantando uma doutrina que permitiu-se denominar de "masiana".
Em 1924 publicou um artigo na Revista Italiana de Contabilidade onde reconhecia a necessidade de implantar métodos científicos para estudo da contabilidade, mas somente em junho de 1926 sob título "La Ragioneria come scienza del patrimonio "( A Contabilidade como ciência do patrimônio), declarariapublicamente seu raciocínio patrimonialista.
Dizia ele que para examinar fenômenos de natureza contábil devíamos recorrer a métodos que viesse a comprovar as evidências, através de processo de investigação, de experiências para a formulação de regras que permitisse e visualizasse as alterações ocorridas nos patrimônios das empresas. Tendo aceitado a repartição dos estudos contábeis em Estatística,dinâmica e levantamentos patrimoniais, escreveu excelentes trabalhos, que totalizou cinco volumes vigorosos. Masi lutou ferreamente contra os Aziendalistas que desejavam eliminar a disciplina de Contabilidade e substituí-la pela de Economia Aziendal, logo após a morte de Zappa.

3. - Bases metodológicas do patrimonialismo científico de Masi
A partir da obra mestra La ragioneria come scienza delpatrimonio (A contabilidade como ciência do patrimônio), cuja primeira edição é de 1927 e a segunda em 1943, Masi reconhece que as diversas formas sob as quais a contabilidade foi estudada e tiveram seus méritos e evoluções do pensamento, mas que nenhum esforço atingiu a estrutura científica que a contabilidade merecia. "Naqueles movimentos, todavia mais do que tudo teve lugar a forma, contistas e...
tracking img