Desastres naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como tema principal a vivência de profissionais que atuaram em desastres naturais, com o objetivo de investigar como estes profissionais que atenderam pessoas durante situações de desastres naturais compreendem o impacto desta atividade em suas vidas. Visto que os profissionais envolvidos nestes eventos estão expostos a situações de alto estresse, verificou-se anecessidade de desenvolver uma pesquisa que compreenda como estas experiências são sentidas e significadas por estes indivíduos.
No decorrer do trabalho de campo, buscou-se entender como é para os profissionais atuar diante de um desastre natural, uma vez que estas situações ocorrem de forma inesperada, como também saber como é o impacto desses desastres em suas vidas. A pesquisa também visouidentificar as possíveis causas que provocam estes fenômenos e quais as formas de prevenção. Outro importante objetivo refere-se a como profissionais de Psicologia podem contribuir nestas situações.
A realização desta pesquisa justificou-se pelos altos índices de fenômenos naturais ocorridos e o impacto na sociedade. O número reduzido de material sobre este assunto, que é uma realidade no momentoatual, despertou o interesse em desenvolver estudos sobre estes fenômenos.
É sabido que pesquisas científicas podem ser continuadas, trazendo novas respostas ao fenômeno estudado, como também novas formas de lidar com ele. Por este motivo, torna-se relevante no âmbito acadêmico a realização de novas pesquisas sobre o assunto, a fim de complementar estudos anteriores e levantar outrosquestionamentos sobre o tema abordado. Quanto à importância deste estudo para a sociedade, poderá contribuir no trabalho dos órgãos competentes e instituições envolvidas, como também trazer informações técnicas de forma prática para a população em geral. O conteúdo desta pesquisa poderá ser utilizado para o desenvolvimento de ações preventivas nas atividades dos profissionais acionados nestes eventos comotambém de conscientização de todos os envolvidos.

1. Desastres Naturais e suas vítimas

Situações de desastres naturais em todo o mundo têm acontecido com maior freqüência e, em sua maioria, de forma inesperada (Krum, 2007). As perdas são irreparáveis, parentes, amigos, bens, o lugar onde se viveu e talvez até a própria identidade. Como é vivenciar um momento de tantas perdas, do inesperado eperceber que precisam buscar forças para reconstruir a vida, que foi levada com as enchentes, com os tsunamis, terremotos, entre outros eventos naturais? E o que dizer destes profissionais e voluntários que atuam no atendimento às vítimas, uma vez que estão ali para dar suporte e prestar socorro, o que requer equilíbrio emocional e disposição física. Questiona-se o que essas pessoas sentem e comocompreendem essa experiência?
No entanto, apesar de nosso interesse estar voltado aos profissionais que socorrem as vítimas em desastres naturais, compreendemos ser necessário o estudo sobre os desastres e suas vitimas, para posteriormente retornarmos às vivencias dos profissionais.
As causas destes fenômenos muitas vezes estão diretamente ligadas à pressão da sociedade sobre o ambiente. Odesenvolvimento social e urbano, e a falta de cuidado com a natureza desencadeiam mudanças climáticas que podem ser fatais. E talvez essas mudanças sejam frutos de um descaso de mais de 20, 30 anos.
É possível acompanhar nos últimos acontecimentos os graves danos causados pelas tempestades em nosso país. Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo estão no topo da lista; e o mais irônico é saber que nopróximo ano tudo poderá ocorrer novamente. Os dados estatísticos apresentados por Krum (2007) relatam o significativo aumento de ocorrências de enchentes no Brasil, entre o período de 2004 (05 eventos) e 2005 (13 eventos), e de inundações, totalizando 12 registros apenas em 2005. Geralmente, a população afetada pelos desastres naturais é de baixa renda. As condições socioeconômicas e de moradia...
tracking img