Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Professora Rosaura Mantovanini
Professora Rosaura Mantovanini
Ana Montosa, Carolina Valezi, Caroline Antunes, Flavia Freitas, Gabriel Amaral, Giovana Oliveira
2012 – 1
Ana Montosa, Carolina Valezi, Caroline Antunes, Flavia Freitas, Gabriel Amaral, Giovana Oliveira
2012 – 1
Trabalho de Controladoria Restaurante CaféSol
Trabalho de Controladoria Restaurante Café Sol

Sumário

Introdução 3
Descrição da Empresa 3
Setor de Atuação 4
Departamento de Custos 4
Determinação do Preço dos Produtos 7
Sistema de Custeio 7
Sistemas de Custeio Estudados 7
Custeio por Absorção 7
Custeio Marginal 9
Custeio por Atividades 10
Sistema de Custeio Adotado 11
Propostas práticas 12
Problematização 12Seleção do Sistema 13
Síntese do esquema básico sugerido 14
Separação entre Custos e Despesas 14
Apropriação dos Custos e Despesas Variáveis diretamente aos produtos 15
Apropriação dos Custos e Despesas Fixos 15
Cálculo da Margem de Contribuição 15
Definição da precificação 16
Demonstração do Resultado 16
Propostas específicas 16
Informatização 17
Banco de dados 17
Motivação e treinamentojunto ao pessoal 17
Transparência e divulgação de resultados 17
Bibliografia 17

Introdução
O trabalho a seguir analisa o contexto contábil do restaurante Café Sol e traz, também, sugestões de possíveis melhorias para o estabelecimento a fim de aperfeiçoar sua contabilidade.
Descrição da Empresa
Localizado na rua dos Estudantes, o restaurante destaca-se pela culinária caseira. O mesmoatende satisfatoriamente seu público alvo: os executivos que trabalham próximos ao bairro da Liberdade e não abrem mão de uma refeição de qualidade.
Além do público local que frequenta o estabelecimento rotineiramente, aos finais de semana o restaurante chega a aumentar significantemente seu número de clientes graças às famosas feiras do bairro, responsáveis por atrair diversas pessoas a região.O Café Sol tem capacidade de 45 pessoas no salão e oferece um cardápio diferenciado e completo, onde cada prato é nomeado com um bairro diferente da capital. Além dos 60 pratos a la cart, existe também a “sugestão do dia”.
Além de ser uma excelente opção para um almoço, o estabelecimento apresenta também um salão designado às pequenas refeições ao longo do dia, apresentando, por exemplo,petiscos (salgados, bolos, doces) e um café de fabricação própria.
O sucesso do estabelecimento deve-se, então, às características descritas acima e à excelente localização – encontra-se a apenas 200 metros do metrô e na rua onde ocorre as feiras temáticas aos finais de semana. A família Campos e Silva conseguiu obter tal vantagem pois se instalou na região há mais de 100 anos.
Setor de Atuação         A paulatina inserção das mulheres no mercado de trabalho e a consequente mudança nos hábitos familiares vêm favorecendo, significativamente, o desenvolvimento do setor de Alimentação Fora do Lar no país. Segundo o Prof. Fábio Mariano Borges, que é especialista em comportamento do consumidor, “houve uma mudança de estilo de vida que incluiu atividades fora de casa, seja o almoço na horado trabalho ou o jantar fora por lazer”. A ANR (Associação Nacional de Restaurantes) estima que, até 2014, os gastos com alimentação fora de casa cresçam de forma a representar 38% dos orçamentos das famílias, se assemelhando ao comportamento norte americano.
É notável a tendência de crescimento desse ramo, que já movimenta 181 bilhões de reais ao ano (dados de 2010), 79% a mais que há cincoanos. A atuação de restaurantes de pequeno porte – com até 50 lugares – que atendem a nichos geográficos específicos é a grande motriz desse setor. O número de estabelecimentos desse tipo já representa 34% do mercado de restaurantes, 89% a mais que em 2011, de acordo com dados da ANR. A crescente demanda por restaurantes fortalece e impulsiona a indústria de alimentos, que, no ano passado, foi...
tracking img