Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 MUDANÇAS DE PARADIGMAS NO ENSINO DA CONTABILIDADE

SUMÁRIO – Resumo – Palavras Chaves – Introdução – objetivos – Justificativa – Panorama do Ensino da Contabilidade - Ensino Superior de Contabilidade – Qualidade do Ensino – Concepções pedagógicas – Quebras de paradigmas – Repensando o ensino da Contabilidade – Conclusões – Bibliografia

PALAVRAS CHAVES: Ensino – Paradigmas – docentes –Concepções pedagógicas – Tecnicista – Construtivista – Tradicional - Conservador

1 Introdução

A instituição de Ensino Superior (IES) desempenha um papel relevante para a sociedade que é de preparar os profissionais do futuro, sendo o local adequado para construção do conhecimento.

O que se tem percebido, principalmente na área contábil é uma constante reprodução, apropriação deconhecimentos alheios, verdadeiras cópias dos professores para os alunos numa tentativa de fingir que ensina e o aluno fingir que aprende.

Como bem afirma DEMO (1999) “Quem ensina carece pesquisar, quem pesquisa carece ensinar. Professor que apenas ensina jamais o foi.” Este modelo de reprodução é preocupante uma vez que nesse contexto, o máximo que poderá formar-se são profissionais poucos aptos àsnecessidades de um mercado em constantes mutações, profissionais reprodutores de modelos em desuso, pouco criativos e incapazes de desafiar as estruturas, de criar e decifrar, construir e reconstruir, não sabendo lidar com situações novas.

É neste contexto que precisamos romper com alguns paradigmas que têm atrapalhado o ensino da contabilidade no intuito de torná-lo mais próximo da necessidade domercado , pois o conhecimento só passa a demonstrar a sua importância quando é útil a sociedade que o possa usar.

Antes de abordar as mudanças de paradigmas necessários para o ensino da contabilidade precisa-se compreender o que seja Paradigma.

Para Adam Smith, um paradigma é: “Suposições compartilhadas. O paradigma é a forma como nós percebemos o mundo; água para os peixes. O paradigmaexplica o mundo para nós e nos ajuda a prever o seu comportamento.”

Para Barker, paradigma é: “um conjunto de regras e regulamentos (escritas ou não) que faz duas coisas: 1 – estabelece ou define limites; 2 – diz como devemos nos comportar dentro desses limites para sermos bem sucedidos.”

Com essas idéias chega-se a conclusão que o paradigma é uma mudança de pressupostos básicos do campo doconhecimento, uma mudança nas regras do jogo, um conjunto de regras. A mudança de paradigma não é algo suave, acontece uma revolução e em Educação existem muitas idéias novas.

As mentalidades daqueles que vêm a anos praticando idênticas ações mesmo tendo a nítida idéia que não está dando certo, porém persistem nas atividades com medo do novo , na quebra de paradigmas precisam ser renovadas.Sugere neste trabalho uma retrospectiva de nossas ações pedagógicas no ensino da contabilidade tomando como base a sua história e propondo novas ações para sua melhoria.

Por que se forma contadores mal formados e sem fazer uma leitura de mundo? O que os alunos esperam ao fazer opção pelo curso de Contabilidade? Será que estas deficiências apontadas já por pesquisas realizadas tanto emdissertações de mestrado como em vários artigos publicados não perpassa na concepção pedagógica ainda vigente no ensino da contabilidade?

2 Objetivo

Este trabalho tem como objetivo geral, identificar as concepções pedagógicas predominantes no ensino da Contabilidade. Para tanto, procura-se compreender a evolução histórica do ensino da Contabilidade no Brasil e identificar as diversas formas de ações queas concepções pedagógicas abordam dentro da visão de homem, mundo, educação, escola e ensino-aprendizagem fazendo um paralelo entre essas concepções e o ensino da contabilidade praticado no Brasil. Como objetivo específico apresentar uma quebra de paradigma propondo um repensar da predominância do ensino da contabilidade na concepção tradicional e tecnicista para uma abordagem progressista e...
tracking img