Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A contabilidade é considerada um auxiliar da economia onde são mostrados diversos relatórios e gráficos sobre o desempenho de uma organização e produtos ou serviços oferecido pela mesma.
Neste trabalho trataremos sobre o Ponto de Equilíbrio e seus conceitos contábeis com o objetivo de demonstrar as variáveis contábeis e econômicas em uma organização.
Palavras - chave: Contabilidade,Custos, Ponto de equilíbrio.

Sumário

Introdução6
1 Administração Financeira7
2 Contabilidade7
2.1 Contabilidade de Custos8
2.2 Custo, Volume e Lucro9
2.3 Classificação dos Custos9
3 Ponto de Equilíbrio11
3.1 Margem de Contribuição13
3.2 Ponto de Equilíbrio Valor14
3.3 Ponto de Equilíbrio Quantidade15
3.4 Ponto de Equilíbrio Mix16
3.5 Margem de Segurança18
3.6 AlavancagemOperacional18
3.7 Ponto de Equilíbrio Contábil19
3.7.1 Ponto de Equilíbrio Contábil (Unidade) 19
3.7.2 Ponto de Equilíbrio Contábil ( Valor)20
3.8 Ponto de Equilíbrio Financeiro22
3.8 Ponto de Equilíbrio Financeiro Parcial23
3.8 Ponto de Equilíbrio Financeiro Total23
3.9 Ponto de Equilíbrio Econômico24
3.9.1 Ponto de Equilíbrio Econômico na Inflação25
3.10 Influencia das Alterações dos Custos eDespesas no Ponto de Equilíbrio28
3.11 Influencia das Alterações dos Custos e Despesas Variáveis no Ponto de Equilíbrio29
3.12 Influencia das Alterações dos Preços de Venda no Ponto de Equilíbrio30
3.13 Limitações ao uso do Ponto de Equilíbrio...........................................................30
3.14 Ponto de Equilíbrio de Produtos com Lucro Marginal Diferente31
4 Estudo de Caso36
4.1Utilização do Ponto de Equilíbrio Contábil 38
4.2 Utilização do Ponto de Equilíbrio Financeiro 38
4.3 Utilização do Ponto de Equilíbrio Econômico 39
Conclusão41
Referências42

Introdução

A contabilidade de custo que por sua vez surgiu a partir da contabilidade financeira quando houve uma necessidade de avaliar os estoques das companhias por conta da revolução industrial. Antes desseperíodo não havia pessoas jurídicas, ou seja, empresas, pois os produtos eram produzidos por artesões autônomos.
A contabilidade, a partir da revolução industrial, passou a ser aplicada constantemente por causa da necessidade de cálculo de custos para formação de estoques e viabilização do crescimento ou declínio da empresa e suas vendas. A partir desse processo os empresários e/ou comerciantesapuravam o resultado das vendas para saber o lucro bruto atingido. Desse lucro eram deduzidas as demais despesas e ai sim eram encontrados os verdadeiros lucros ou prejuízos da organização.
O sistema de lucro tem como objetivo identificar os gastos com a produção, ou seja, os custos totais com a finalidade buscar dados para que possam ser realizadas classificações, avaliações, controle e planejamento,transformando-se em um importante equipamento de gestão que facilita em uma tomada de decisão.
Um indicador contábil muito importante e necessário que informa ao executivo o volume de venda é o ponto de equilíbrio. Ele equivale ao lucro variável e é a diferença do preço unitário e os custos e despesas variáveis por unidade do produto fabricado, ou seja, o Ponto de Equilíbrio significa ofaturamento mínimo que a empresa precisa atingir para que não tenha prejuízo, mas em contrapartida neste caso a organização não estará conquistando lucro.
Então este indicador tem como objetivo determina o nível de produção em termos de quantidade e de valor que se traduz pelo equilíbrio entre a totalidade e de valor que se traduz pelo equilíbrio entre a totalidade dos custos e da diretoria das receitas.Resumindo, se a empresa estiver em um nível abaixo deste ponto ela estará na zona de prejuízo e acima ela estará na zona de lucratividade que é o mínimo que se deve alcançar com as receitas para que não haja nem um prejuízo.

1. Administração Financeira

“ O campo das finanças é amplo e dinâmico. Ele afeta diretamente a vida das pessoas e das organizações(...)” (GITMAN, 2000)

“ A...
tracking img