Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 2- 2. REGIME DE COMPETÊNCIA X REGIME DE CAIXA

Passo 2

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial,independentemente de sua natureza e origem. Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos oupagos.
Neste critério de avaliação, analisa-se o real desempenho da empresa, considerando as operações de venda com os respectivos custos para sua realização. Ou seja, considera ocorrido o fatogerador, receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas. Sua principal vantagem é a possibilidade de previsão, ouseja, o futuro também passa a fazer parte da contabilidade da entidade.
O regime de caixa representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda. No regimede Caixa, as receitas são reconhecidas somente no momento em que o cliente paga a fatura, e as despesas são reconhecidas no momento em que são efetivamente pagas. Nesta forma de avaliação, analisa-se ofluxo de caixa no período, ou seja, analisa-se as entradas e saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diários, sendo que sobra de dinheiro em caixa não é sinônimo da obtenção de lucro e faltade dinheiro em caixa não é sinônimo de prejuízo.
A regra geral é a seguinte: despesa só é considerada Despesa Incorrida quando for paga, independente do momento que esta foi realizada. O que consideraaqui é o momento que foi paga e a receita só é considerada Receita Ganha quando for recebida, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi recebida.
Sendoassim, estes dois demonstrativos são independentes e devem ser elaborados periódica e simultaneamente; s resultados não deverão ser coincidentes, salvo por uma extrema coincidência ou quando se...
tracking img