Impacto da conjuntura sobre o setor de atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituição Educacional São Judas Tadeu
Pós-Graduação em Controladoria e Finanças A indústria automobilística brasileira é considerada
MÓDULO I – Cenários Econômicos e Financeiros
Trabalho para Avaliação
Léo Germano Dantas
Impacto da conjuntura sobre o setor de atividade
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar, de uma forma sucinta, o resultado do impacto das mudanças naconjuntura econômica brasileira sobre o setor automobilístico no geral, com foco nos efeitos específicos que podem impactar na Panambra Sul, maior concessionária Volkswagen do Sul do país. A ideia é tecer comentários mais abrangentes sobre estes impactos, amarrando com os possíveis efeitos que possam estar diretamente relacionados com a operação no mercado de atuação específico da Panambra.

SETOR(EMPRESA) ESCOLHIDO
O setor automobilístico brasileiro é o quinto no ranking mundial, ficando atrás da líder China, dos Estados Unidos, do Japão e da Índia (era o quarto até 2011). Os números divulgados mostram que no topo da tabela, a China lidera incontestavelmente, tendo observado um aumento de seu mercado automotivo de 16,8% e alcançado a marca de 1,4 milhão de automóveis. Os EUA (em segundo)obtiveram um crescimento de 17,2%, ainda maior que o da China. Na terceira posição está o Japão, que teve queda de 16,6% e espera baixas maiores devido às sucessivas catástrofes no país. As montadoras locais suspenderam a produção em áreas atingidas pelo terremoto e tsunami. Na quarta posição está a Índia, e logo em seguida aparece o Brasil, destacando o bom momento dos países do bloco BRIC (Brasil,Rússia, Índia e China). A indústria automobilística brasileira serviu para aproximar a indústria brasileira do primeiro mundo, permitindo-nos reduzir a distância tecnológica para com eles para menos de uma geração (hoje em dia 5 anos). É a propulsionadora de uma elevada geração de empregos, da ordem de um para dez na cadeia completa que envolve montadora, fornecedores e distribuidores. Dentro destecontexto, como uma ponta importante do processo, surgem as concessionárias. E neste nicho se apresenta a Panambra Sul S/A. Fundada em 1954, inicia as atividades como Revenda Volkswagen em 1955. Em 1959, instala a filial Pelotas e, em 1978, inaugura a unidade Caxias do Sul, que passa a comercializar também caminhões Volkswagen. Em 1965 cria a Panambra Consórcios, que opera até 2005, quando éintegrada ao Consórcio Disal, quarta maior Administradora de Consórcio de Veículos do Brasil. Em 2006 instala a segunda loja em Caxias do Sul e, em 2007, para focar a atuação no mercado de veículos leves, vende a operação de caminhões. Em 2007, inaugura a segunda loja em Porto Alegre. Em 2008, instala a unidade Bento Gonçalves e em 2009, inaugura novas instalações em Caxias do Sul. Em julho deste anoinaugura uma loja nos mais modernos conceitos da Volkswagen na Zona Sul de Porto Alegre. Atualmente, é a mais antiga Distribuidora VW em operação no RS, com produtos e serviços diferenciados e voltados às necessidades e é o maior distribuidor Volkswagen do RS em vendas de veículos e peças e em assistência técnica. Concorre diretamente com as concessionárias da marca em todo o Estado e indiretamentecom todas as outras marcas no segmento de seminovos em função de atuar com multimarcas.

POLÍTICA ECONÔMICA E VARIÁVEIS ECONÔMICAS
Desempenho do setor automobilístico
De acordo com levantamentos feitos pelas entidades ligadas ao segmento, o setor de distribuição de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e outros) apresentou queda de 15,96% no mês de abril na comparação com março(foram emplacados 406.496 no mês passado contra 483.688 em março). Na comparação entre os meses de abril 2011 e 2012, o setor registrou retração de 9,95%. Basicamente, os analistas do setor tem creditado esta queda à maior restrição ao crédito para a compra de um veículo novo.
Os bancos estão mais criteriosos na avaliação cadastral graças ao aumento da inadimplência no setor, que cresceu nos...
tracking img