Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
produção textual























































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 A contabilidade na atualidade 4
2.1 POSSÍVEIS TENDÊNCIAS PARA O FUTURO 7
2.2 Áreas de Atuação da Contabilidade 9
3 Controladoria e planejamento tributário 12
3.1controladoria pública 12
3.1.1 Posição da Controladoria na Estrutura Organizacional 12
3.1.2 Implementação da Controladoria 12
3.2 planejamento tributário 14
3.3 Eficiência da Empresa no Ponto de Vista Tributário 15
3.4 Objetivos do planejamento tributário 15
3.5 TRIBUTOS NÃO CUMULATIVOS 16
3.6 TRIBUTAÇÃO PELO LUCRO REAL 16
3.6.1 Lucro Real 16
4 AUDITORIA E PERICIA CONTÁBIL 20
4.1 AUDITORIA 20
4.2AUDITORIA FINANCEIRA 20
4.3 AUDITORIA DE CUMPRIMENTO E OPERACIONAL 21
4.4 PRINCIPAIS DIFERNÇAS DE AUDITORIA INTERNA E EXTERNA. 21
5 PERICIA CONTÁBIL 22
5.1 Objetivos 22
5.2 Prova pericial 22
5.3 Laudo pericial 22
5.4 PRINCIPAIS PROCEDIMENTO PERICIAIS. 23
6 CONTABILIDADE E TERCEIRO SETOR 25
6.1 AS ENTIDADES PARAESTATAIS / TERCEIRO SETOR 28
6.1.1 CARACTERÍSTICAS 28
6.2 OBRIGAÇÕESTRIBUTÁRIAS DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR. 29
7 CONCLUSÃO 33
REFERÊNCIAS 34
INTRODUÇÃO

Sabe-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Numa primeira estância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto,quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partirdestes dados tomar as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.
Neste momento a informação contábil aparece como a mais confiável das fontes de informação organizacional. O sistema contábil abrange o processo de registro dos eventos econômicos com a principal finalidade de organizar, resumir informações que possam ser consultadas a qualquer tempo e que forneçam o perfileconômico em um determinado período ao longo do ciclo de vida do negócio (SALAZAR, 2004). Esta maior confiabilidade se dá pelo fato dos registros contábeis originam-se de documentos, em sua maioria, fiscais. É atribuído a este fato, a instantânea ligação que o público leigo faz entre contabilidade e cálculo de tributos. Sabe-se que a parte fiscal é apenas uma parcela da imensa contribuição dacontabilidade à gestão organizacional.
A utilização correta deste instrumento, a contabilidade, permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, o que permite uma maior competitividade. Quanto mais os administradores souberem sobre contabilidade, mais estarão capacitados para tomar decisões de planejamento e controle dentrode uma organização (SALAZAR, 2004).
Com este estudo deseja-se demonstrar a importância da contabilidade para o processo de gestão e a estreita relação entre as informações contábeis e as principais funções operacionais administrativas.







As Terceirizações e os Controles da Lei de Responsabilidade Fiscal


Diante da moderna concepção do papel doEstado na sociedade e na economia, segundo a qual sua intervenção deveria ser a mínima, aliada às várias inovações tecnológicas e a constante especialização de mão de obra no mercado de trabalho, o fenômeno da Terceirização no serviço público ganha enorme relevo quando interpretado face à Lei de Responsabilidade Fiscal e a Constituição Federal de 1988.
Com efeito, com a Constituição Federal de...
tracking img