Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




























































































SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4
CONTABILIDADE DE CUSTO 6
1. Identificação dos Gastos da Empresa 6
2. Separação de Custos e Despesas 7
3. Classificação dos Custos 8
4. Apuração dos Custos do Período 10CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17


















INTRODUÇÃO




Com o advento da Revolução industrial e com o crescimento das empresas industriais, surgiu a necessidade de se apurar o custo dos elementos que integravam o produto. Nesse processo evolutivo, a contabilidade financeira tradicional, até então existente, teve que se adaptar à nova realidade econômicaem que as empresas passavam a comprar, transformar e por fim vender seus produtos. Houve-se a necessidade de intensificar controles sobre os valores dos produtos estocados nas indústrias e definir o que fabricar e em que período produzir, mais tarde este ramo da contabilidade foi chamado de custo. O objetivo da contabilidade de custo é fornecer informações sobre os produtos, de tal forma que essasinformações possam auxiliar a administração da empresa na tomadas de decisões. Atualmente, a contabilidade de custos passou de mera auxiliar na avaliação de estoques, para uma importante ferramenta de auxílio no âmbito gerencial, dados para que a empresa realize previsões, avaliações, planejamento, controle e fixações de preço, uma vez que para competir no mercado é preciso buscar a maximizaçãodos lucros. Esse ramo da contabilidade acaba se tornando flexível a adaptações aos diversos modelos de produções existentes nas empresas industriais, possibilitando a aplicação de técnicas da avaliação e de controle diferenciados, durante o período de consumo dos recursos produtivos.
Este trabalho tem o objetivo de evidenciar como é formado um Sistema de Custo, as opção de escolha no seudesenvolvimento, de acordo com as informações que os seus usuários necessitam, e os benefícios que este sistema de custo, pode gerar, pois em muitos casos, as empresas não dispõem de informações úteis e em tempo oportuno, para tomar decisão certa e na hora certa. Deixando de explorar seus pontos e minimizar seus pontos fracos, diante das oportunidades e ameaças que o mercado globalizado oferece.Entre diversos objetivos da contabilidade de custos, é possível destacar: Segundo Leone (1997, p.18).




• A determinação dos custos por produtos, por processos, por tarefas, por unidades ou por departamento;
• O controle dos gastos relacionados com a produção, distribuição e administração;
• As bases para a estimativa do custo de umproduto e para a fixação de um preço lucrativo;
• A permissão da administração em baixa sua política operacional sobre as informações fornecidas pela área de custos.







Com base nos objetivos mencionados acima, percebe-se que a contabilidade de custos tem como finalidade fornecer informações a respeito dos produtos, de tal forma que possa auxiliar a administração daempresa nas tomadas de decisões.

































CONTABILIDADE DE CUSTO





1. Identificação dos Gastos da Empresa



Gasto – é o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens).
Para Martins (1995, p.23) o gasto é o "sacrifíciofinanceiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega dos ativos (normalmente dinheiro)".
Nota-se que os gastos são diferenciados de acordo com sua aplicação, podendo ser considerados como: custo, desembolso, perda, despesa ou investimento quando os serviços ou bens adquiridos são prestados ou...
tracking img