Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 01 – Informações Contábeis

Orientações Gerais: As respostas as perguntas abaixo deverão se basear nas Demonstrações Contábeis da Companhia Vale do Rio Doce S.A., atualmente somente ValeS.A., para o ano de 2009. O arquivo com as demonstrações está disponível na plataforma e também no endereçohttp://www.vale.com/pt-br/investidores/resultados-e-informacoesfinanceiras/relatorios-cvm/Paginas/default.aspx.

Questão 01 (Valor: 2 pontos) – A Vale S.A. é uma companhia que se enquadra em qual setor da economia? Justifique.
Segundo setor, pois é uma sociedade anônima de capitalaberto, com capital negociado na bolsa de valores.

Questão 02 (Valor: 2 pontos) – Qual a diferença entre usuário interno e externo? Dê exemplos.
Os usuários internos da contabilidade são osadministradores que planejam, executam e controlam as atividades da instituição. No caso da Vale S.A., são todos os gestores da empresa, nos vários níveis.
Usuários externos são usuários fora da entidade quenecessitam de informações sobre esta. Tomando como exemplo a Vale S.A., pode ser a Comissão de Valores Mobiliários, potenciais fornecedores, potenciais acionistas.

Questão 03 (Valor: 2 pontos) – Oque é o Regime de Competência? Qual outro regime de registro de dados existe? Como ele funciona?
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualqueralteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem. Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem,independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Outro regime de registro de dados é
regime de caixa que difere do regime de competência, pois considera o registro dos documentos quando estes foram pagos,liquidados, ou recebidos.

Questão 04 (Valor: 2 pontos) – O que é o princípio da Continuidade? Qual sua importância?
Este princípio diz que a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição...
tracking img