Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
‘’UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)










DISCIPLINA RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE





















INTRODUÇÃO

A utilização racional dos recursos naturais, a partir da consciência comprometida com a responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios da humanidade na atualidade. Neste contexto, um novoparadigma está posto, o de buscar alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente e permitam a renovação de seus recursos. Surge nova tendência que ajuda a criar um panorama que vem tendo efeito dominó, a partir da concepção de instrumentos técnicos, políticos e legais. O Planejamento ambiental surge como ferramenta que pode contribuir com a transformação de cenário. Isto implica namudança comportamental com tomada de decisão e o desenvolvimento de mecanismos, a fim de garantir a sustentabilidade nos processos produtivos e, sobretudo, reservar às gerações futuras um ambiente planetário que lhes propicie qualidade de vida e perspectiva de futuro. A consciência individual é o ponto de partida às transformações que garantirão um ambiente mais equilibrado e harmonioso a todos.Palavras-chave: Meio ambiente responsabilidade ambiental, planejamento ambiental e sustentabilidade.





Parte inferior do formulário















SUMÁRIO



1-SUSTENTABILIDADE

2- POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

3- SANEAMENTO AMBIENTAL

3.1- TRATAMENTO DE ÁGUA

3.2-TRATAMENTO DE ESGOTO

3.3 – TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDO

3.4 – AS INTERAÇÕES DOSANEAMNETO AMBIENTAL COM AS FORMAS DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL

4 - PLANEJAMENTO AMBIENTAL

5- CONCLUSÃO

6-REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS





















1-SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade, esse conceito foi criado em 1987, por representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade, membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente eDesenvolvimento da ONU.

O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. Em outras palavras, é o equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente.

Isso significa cuidar dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e buscar alternativas para sustentar a vida na Terrasem prejudicar a qualidade de vida no futuro.

Quanto ao planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município podemos citar como exemplo a preservação do Rio Uberabinha manancial que abastece todo o município de Uberlândia. Uberlândia é uma cidade que possui diversos recursos naturais, tais como os parques, os quais são bastante freqüentados por pessoas que buscamo contato com a natureza para aliviar os stress no cotidiano, e os próprios clubes, os quais são abastecidos pelas águas do rio Uberabinha, manancial único que abastece todo o município de Uberlândia. As águas do rio em estudo, atualmente são consideradas de boa qualidade por deter uma baixa quantidade de coliformes fecais, materiais que provém de esgotos, o que faz do rio possuir as “águasbaratas” e acessíveis a uma grande quantidade de pessoas, se comparadas com outros lugares do Brasil. O Rio Uberabinha é afluente do rio Araguari e a sua bacia engloba três municípios, os quais são Uberlândia, Uberaba e Tupaciguara (todos localizados na região do Triângulo Mineiro).De acordo com um estudo elaborado na PMU (Prefeitura Municipal de Uberlândia, 2002) em parceria com as universidadesfederais de Uberlândia e de Brasília o rio Uberabinha “nasce” na porção norte do município de Uberaba com aproximadamente 1000 metros de altitude.De maneira geral, a importância do Rio Uberabinha para o município de Uberlândia é essencialmente o abastecimento de água, é o único manancial que atende a toda a população da cidade, sendo que suas águas são captadas para o abastecimento público e por dois...
tracking img