Igualdade entre os homens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 2
Constituição Federal 3
Igualdade entre os Homens 3
Racismo 4
Conclusão 6

Introdução

O trabalho a ser apresentado tem como finalidade mostrar os direitos e deveres de cada cidadão que reside no nosso país, controlando-os e estabelecendo normas para uma melhor convivência social e humana. Com base no Artigo 5º da Constituição Federal.

Constituição FederalArt. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
* XLI – A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;
* XLII –A prática do racismo constitui crimeinafiançável e imprescritível,sujeito á pena de reclusão, nos termos da lei;
* XLIII – A lei considerará crimes inafiançáveis de graça ou anistia a prática de tortura,o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins,o terrorismo e os definidos como crimes hediondos,por eles respondendo os mandantes,os executores e os que,podendo evitá-los,se omitirem.

Igualdade entre os Homens
O ser humano é umindividuo único e particular. Entre si possui semelhanças, mas nunca igualdades. Não existe um único ser humano que seja exatamente igual ao outro.
Há apenas dois elementos que tornam os homens iguais: o nascimento e a morte. O destino do homem é igual.Apenas não vão viver da mesma forma,ter as mesmas experiências,não viverão no mesmo local, e nem no mesmo tempo.Porque o homem não é apenas serfísico é também moral e espiritual.
A desigualdade entre os homens pode ser observada dentro da família, que é ligada á sociedade e humanidade. Não existem irmãos iguais mesmo sendo criados pelas mesmas pessoas. Nós humanos estamos sempre em construção, e ao adquirirmos experiências nos transformamos, que logo vão surgir efeitos no ambiente.
O homem ainda sonha com a igualdade, e idealiza sua vida.E ele tenta em um aspecto social criar elementos que faça com que a sociedade tenha direitos iguais. Deveria haver direitos iguais de oportunidades, direito de viver e atender suas necessidades básicas. E ter o principal direito de livre arbítrio, onde ele pode fazer escolhas e decidir a sua vida.
Isso por que cada um de nós é um indivíduo. E a busca da individualidade deve ser meta para cada umde nós. Por causa desta individualidade livres de máscaras que nos são impostas e que inconscientemente aceitamos, é que nenhum homem é igual ao outro.

Racismo

O racismo é algo que infelizmente sempre existiu, onde esses problemas acontecem entre pessoas de cores diferentes, ou seja, se dá em função de pessoas brancas e negras.
Não é de hoje que o racismo acontece, isso é há muito tempo,para falar a verdade sempre existiu, desde a época da escravidão.
Em alguns lugares do mundo, existem grupos declaradamente contra pessoas de outras raças, onde tais grupos agridem de maneira verbal e física pessoas de outras raças, é o caso dos skins reds.
Mas no Brasil o racismo é considerado crime, sem direito a fiança, bom isso é o mínimo que poderia ser feito para punir tal ato tão hostil. Osnegros enfrentam várias situações constrangedoras, mas isso vem mudando aos poucos, pois até mesmo o cara mais importante da atualidade que comanda a maior potência do mundo é negro, que é ocaso de Barack Obama, presidente dos EUA.
Racismo é uma demonstração de preconceito por causa da raça, da origem, etnia, religião ou cor da pessoa. A agressão pode ser feita por xingamentos ou atos, comoimpedir uma pessoa de entrar em um local ou de trabalhar em uma empresa por causa da raça, origem étnica etc.

No Brasil, crime hediondo “não é o que se mostra repugnante, asqueroso, sórdido, depravado, abjeto, horroroso, horrível (…), mas o crime que, por um verdadeiro processo de colagem, foi rotulado como tal pelo legislador ordinário, uma vez que não há em nível constitucional nenhuma linha...
tracking img