Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS




Gerência FINANCEIRA





















Belo Horizonte
2010

















Gerência FINANCEIRA








Trabalho Apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais daUnopar – Universidade Norte do Paraná, para a Disciplina Gerência Financeira.









Belo Horizonte
2010



Produção Textual: Compreensão da Gerência Financeira e seu impacto no caso estudado


Introdução

A Gerência Financeira eficaz é indispensável para as organizações direcionarem melhor seus investimentos, avaliarem seus retornos e, desse modo, se lançarem adequadamente nomercado e aplicarem seus recursos da melhor forma possível.
Diante das mudanças do mercado, caracterizadas sobretudo pela introdução de novas tecnologias e pelo avanço no processo de comunicação, gerando uma maior complexidade no mundo dos negócios, é necessário que os gestores financeiros adotem uma visão abrangente do contexto em que estão inserido. Tal fato exige da empresa determinação paraidentificar a realidade e agir sobre ela.
Em tal contexto, a Gestão Financeira tem por objetivo aumentar o lucro da empresa, maximizando seu valor de mercado. Para que tal objetivo seja atendido, o gestor financeiro deve se manter atualizado e ativo, de forma a conquistar para a empresa o retorno desejado.
Desenvolvimento

Visando à compreensão da Gestão Financeira,pesquisamos duas empresas distintas. A primeira empresa pesquisada foi a Boutique Super e a segunda uma papelaria denominada Papel Machê e Complementos. Ambas empresas pequenas, mas que adotam comportamentos distintos em relação à administração financeira.
Compreendendo que a:

Administração Financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os administradoresfinanceiros gerenciam ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não-financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimento e captação de recursos(GITMAN, 1997, p. 4).

O Gestor Financeiro, tendo em vista as responsabilidades do cargo, deve estar preparado para exercer com eficácia suas atribuições. No caso da Boutique Super, são sócias mãe filha, sendo que a participação da segunda é de 20%. Trabalham, portanto, na empresa as duas sócias e dois empregados.
Os trabalhos são divididos, mas todos participam da gestão, embora asdecisões mais importantes fiquem por conta das sócias, que são orientadas pela contadora. A empresária, sua sócia e funcionários responsabilizam-se pelo fluxo de caixa, receita de vendas e pagamentos de fornecedores, enquanto que um contador contratado se responsabiliza pelos holerites de funcionários e cálculos de impostos.
Para acompanhar o fluxo de caixa da Boutique, a empresária adota uma tabelasimples, feita no Excel, entretanto, o contador se responsabiliza por preencher os relatórios que julgar necessários. A empresária não detém conhecimento sobre o assunto. Quanto ao próprio salário, as proprietárias têm liberdade para fazer retiradas quando desejam.
O trabalho de tesoureiro não está bem definido, mas existe na organização preocupação em conferir o dinheiro definido e destiná-lo aodepósito em conta da empresa, mesmo que depois façam retiradas.
Já a papelaria Papel Machê e Complementos adota uma Administração Financeira mais rígida, voltada para lucros e investimentos. A fim de cumprir seu papel de administrar as finanças, o empresário em conjunto com um contador, reconhecido na organização como agente financeiro, gerenciam ativamente a empresa. Assim, em conjunto com...
tracking img