Carga consolidada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGISTICA 1 NOTURNO 2011

CARGA CONSOLIDA E OPERADOR LOGÍSTICO



Elaine Soares; Gisely Mosquetti, Jessica Souza, Patrícia











Sumário
Introdução 2
CARGA CONSOLIDADA 3
1. CONHECIMENTO DE TRANSPORTE 3
2. UNITIZAÇÃO DE CARGA 3
3. CARGA CONSOLIDADA 5
3.1. CARGA CONSOLIDADA MARÍTIMA 6
3.2. CARGA CONSOLIDADA AÉREA 8
5. ASPECTO CAMBIAL DA CARGA CONSOLIDADA 9BIBLIOGRAFIAS: 11
OPERADOR LOGISTICO 12
1. O CONCEITO DO OPERADOR LOGÍSITICO 12
2. Origem dos Operadores logísticos 13
3. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS 14
4. ATRIBUIÇÕES DOS OPERADORES LOGÍSTICOS 15
6. OPERADORES E INTEGRADORES LOGÍSTICOS 16
7. VANTAGENS E DESVANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DE OPERADORES LOGÍSTICOS 19
RAKING DOS MAIORES OPERADORES LOGISTICOS E DE ARMAZENAGEM -2010 21BIBLIOGRAFIA: 22


Introdução

Consolidação de carga consiste no embarque de diversos lotes de carga, podendo ser de diferentes agentes embarcadores, com pagamento de frete proporcional ao espaço ocupado efetivamente pelos respectivos volumes embarcados. Possibilita a redução dos custos de transporte, uma vez que o embarcador pode arcar apenas com a taxa representativa da fração do espaço utilizado
Aindústria de operadores logísticos no Brasil é bastante recente. Pode-se mesmo afirmar que este é um fenômeno que começou a ganhar vulto apenas em 1994, a partir da estabilização econômica propiciada pelo plano real. O crescimento vem se dando tanto pelo surgimento de operadores genuinamente nacionais, quanto pela entrada no país de alguns dos mais importantes e conhecidos provedores globais.Como em toda indústria nascente, o setor apresenta problemas e oportunidades. As oportunidades têm a ver com o enorme potencial do mercado brasileiro, conseqüência da privatização da infra-estrutura de transportes, e da crescente adoção do conceito de logística integrada e Supply Chain Management pelas maiores empresas do país. Os problemas derivam da má qualidade da infra-estrutura física, dainadequação do aparato regalório, da falta generalizada de padrões, do pouco conhecimento que se tem da indústria, e da conseqüente dificuldade das empresas contratantes para identificar e selecionar os operadores mais adequados às suas reais necessidades.
No caso específico da contratação de operadores logísticos, esta dificuldade se torna ainda mais aguda devido às inúmeras alternativas deatuação, incluindo dimensões tais como: tipos de serviços oferecidos; escopo geográfico de atuação; tipos de indústria atendidas; características dos ativos utilizados; e atividade de origem.







CARGA CONSOLIDADA
Para entendermos melhor o que é carga consolidada primeiramente é necessário entender o que são conhecimentos de embarque ou de transporte.
1. CONHECIMENTO DE TRANSPORTE
Oconhecimento de embarque, emitido pela empresa transportadora, ou por seu agente, é o documento para transporte objeto de especificações convencionadas em protocolos internacionais, cuja função é identificar os principais dados característicos de uma remessa transportada.
O conhecimento de embarque serve para transferir a propriedade da carga, além de constituir prova de embarque, tem função de contratode transporte e quando aplicável, de bilhete de seguro.
Pode ser contratado tanto pelo exportador quanto pelo importador dependendo da modalidade da importação.
Nele são apresentados os dados básicos de uma remessa, onde se incluem os dados do remetente e do destinatário, incluindo-se CNPJ das empresas brasileiras, quantidade, tipo, peso, dimensões ou volume cúbico das embalagens, taxas decâmbio aplicadas, tarifas, rotas, destino, etc.
Os conhecimentos variam conforme o meio de transporte são eles:
• Bill of Lading (BL): conhecimento marítimo;
• Air Waybill (AWB): conhecimento aéreo, padronizado pela IATA;
• Road Waybill ou CTRC: conhecimento rodoviário; e,
• Rail Waybill: conhecimento ferroviário.

2. UNITIZAÇÃO DE CARGA
Por ser facilmente confundida com a consolidação...
tracking img