Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Teorias da Administração - 2º semestre
Professora: Wilia
|Nome |RA |
| Carlos Alberto Pereira da Silva|194063 |

Desafio de Aprendizagem

Administração – Uma habilidade humana

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).
Vários autores definem de diversas maneiras a administração. Umadefinição bem moderna:
“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos,
tanto da organização quanto de seus membros.”
Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição:
➢ Dá maior ênfase ao elemento humano na organização.
➢ Focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é, nos objetivos em vez de nasatividades.
➢ Incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais.
Ou ainda:
“Administração é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido.”
“Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim
de alcançar objetivos.”

Aadministração não é uma coisa mecânica que dependa de certos hábitos físicos que devem ser superados ou corrigidos a fim de se obter o comportamento correto. Pode-se ensinar o que um administrador deve fazer, mas isto não irá capacitá-lo efetivamente a fazê-lo em todas as organizações. O sucesso de um administrador na vida profissional não está inteiramente relacionado àquilo que lhe foi ensinado, aoseu brilhantismo acadêmico ou ao seu interesse pessoal em praticar o que aprendeu nas escolas. Esses aspectos são importantes, porém estão condicionados a características de personalidade, ao modo pessoal de agir de cada um. O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, desuas habilidades. Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.

➢ Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência eeducação.
➢ Habilidade humana: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
➢ Habilidade conceitual: Consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte deacordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

A administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos. A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaramproblemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los.

Já no século XXI, a administração e as organizações estão sofrendo grandes transformações. As empresas privadas, em particular, operam dentro de um contexto extremamente competitivo e precisam aprimorar continuamente sua eficiência: fazer mais, com menor quantidade de recursos.1

Acontecimentos que ocasionaram o surgimento das Teorias...
tracking img