Formato artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A assimetria de informação numa organização de saúde
Estratégias de atenuação

Joana do Paço Ramalhosa
Departamento do ACES Alto Minho
Unidade Local de Saúde do Alto Minho
Viana do Castelo, Portugal

Hugo Parente
Enfermeiro Serviço Urgência
Unidade Local de Saúde do Alto Minho
Viana do Castelo, Portugal

Rolanda Maciel
Serviços Farmacêuticos
Unidade Local de Saúde do Alto MinhoViana do Castelo, Portugal

Rita Pedras
Enfermeiro Serviço Cirurgia I
Unidade Local de Saúde do Alto Minho
Viana do Castelo, Portugal

Resumo- A assimetria da informação numa organização de saúde é uma variável cada vez mais importante, no processo de gestão e de organização. A sociedade de conhecimento, o conhecimento organizacional, as novas tecnologias e as novas qualificações emergem nasorganizações obrigando-as a corrigir os ruídos e as assimetrias, por forma a que a prossecução das politicas de saúde e de gestão sejam alcançadas com sucesso e em todas a dimensões da organização.
Palavras-chave: assimetria; informação; saúde; organização
I. Introdução

II. As organizações de saúde: ULSAM
O Centro Hospitalar do Alto Minho, E.P.E. ( Hospital de Santa Luzia em Viana doCastelo e Hospital Conde de Bertiandos em Ponte de Lima), juntamente com os Centros de Saúde do distrito de Viana do Castelo, passaram a constituir a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E., em 2008.
Esta unidade abrange a totalidade do distrito: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira,com uma área territorial de 2.213 Km2. Agrega duas unidades hospitalares (Hospital de Santa Luzia em Viana do Castelo e Hospital Conde de Bertiandos em Ponte de Lima), um “Centro de Saúde” por cada um dos Concelhos - à excepção do Concelho de Viana do Castelo com 3 “Centros de Saúde” - 21 Extensões de Saúde, e 2 Unidades de Convalescença. Encontram-se ainda em actividade, 7 Unidades de SaúdeFamiliares, inseridas nos “Centros de Saúde” de Ponte de Lima (USF Lethes), Arcos de Valdevez (USF UArcos e USF Vale do Vez), e Caminha (USF Vale do Âncora) CS Darque (USF Arquis Neiva)

São várias as definições de informação, variam de autor para autor. Por exemplo, para Galliers, 1987, “Informação é uma colecção de dados que, quando apresentada de determinada forma e em determinado momento,melhora o conhecimento do indivíduo que a recebe, de modo a que este indivíduo se torne mais capaz de realizar a acção ou decisão a que se propõe.”

A informação não é constituída apenas por factos e números, tabelas e instruções. É possível distinguir entre informação que pode ser medida, verificável (denominada por hard information), que é de características é objectiva e que são por exemplo, opreço de determinado produto e uma lista de tempos gastos em determinada actividade, daquela que é relativa, afectada por um ponto de vista ou perspectiva (denominada por soft information), em que impera a subjectividade e são disso exemplos o valor atribuído à informação e a sua relevância num determinado contexto. A definição do que é a informação é um desafio em si. Diferentes autores tomamdefinições alternativas e, muitas vezes, em função da perspectiva de como estudam os Sistemas de Informação.
Das definições estudadas, ressaltam os seguintes aspectos:
* Os dados considerados são apenas os relevantes: se estes não forem evidentes, então não se obtém informação;
* O âmbito é apenas o das decisões a tomar, mas a informação pode ser útil para a motivação, a construção de modelos e otrabalho de desenvolvimento constante de informar futuras decisões.

Verifica-se desta forma, que em si mesma, a definição do que é informação levanta vários aspectos associados, nomeadamente que informação não relevante pode ser contraproducente e proporcionar mais confusão e dificuldades que a sua própria não existência – nestes casos estamos perante um fenómeno de entropia, onde não é...
tracking img