Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




A contabilidade estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro e a demonstração expositiva desses fatos, com o fim de oferecer informações a respeito dos componentes patrimoniais, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
Os componentes patrimoniais são todos osbens, direitos e obrigações da entidade e são esses componentes que representam os fatos ocorridos no patrimônio dessa entidade.
As principais funções da contabilidade são o controle do patrimônio e a apuração do resultado econômico do exercício e serão cumpridas através da gerência dos componentes patrimoniais.
Conhecer os componentes patrimoniais e acompanhar suas variações éimportante a qualquer entidade, independente de visar lucro ou não, para auxiliá-la em que rumo seguir, com o fim de alcançar seus objetivos.
O Patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações que possam ser avaliados economicamente e pertencente a uma pessoa física ou jurídica. De modo bem simples, o patrimônio é tudo que o individuo ou empresa possui.
É através dosComponentes Patrimoniais que podemos analisar e informar por meio de relatórios os recursos e necessidades de uma determinada entidade, facilitando assim a tomada de decisões pelos usuários.



DESENVOLVIMENTO




Os componentes patrimoniais englobam todos os bens e direitos da empresa, mensuráveis monetariamente, que representam benefícios presentes ou futuros e, todas as obrigações,que representam suas dívidas para com terceiros e para com os proprietários dessa empresa.
Os bens e os direitos constituem o ATIVO, parte positiva do patrimônio; as obrigações para com terceiros constituem o PASSIVO EXIGÍVEL, parte negativa do patrimônio e, as obrigações da empresa para com os proprietários (sócios, acionistas ou o empresário individual) constituem o PATRIMÔNIO LÍQUIDOou PASSIVO NÃO EXIGÍVEL, que é a representação dos bens mais os direitos menos as obrigações, resultando na equação patrimonial:
PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO – PASSIVO EXIGÍVEL.
O controle desse patrimônio é a função administrativa da contabilidade, sendo que no final do exercício será apurado o resultado (redito), podendo ser positivo (lucro) ou negativo (prejuízo), que é afunção econômica da contabilidade.



3. BENS


São as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. No ponto de vista contábil, os bens são todos os objetos de uma empresa possui, seja para uso, troca ou cosumo. Os bens e classificado em matérias e imateriais.


Os MATERIAIS são os objetos que a empresa tem para uso (armários,prateleiras, computadores, maquinas, equipamentos, automóveis, e etc.), troca (mercadorias e dinheiros) ou consumo (como materiais de limpeza, de expediente e de embalagem). Os bens materiais dividem-se em:

Bens numerários:
São os que proporcionam liquidez imediata, ou seja, transformam-se em “dinheiro vivo” rapidamente. Exemplos: caixa, bancos e aplicações financeiras de liquidezimediata.


Bens de venda:
São os bens adquiridos pela empresa para serem revendidos e que atendem ao objeto social da entidade. Exemplos: estoque de mercadorias, estoque de matérias-primas e produtos acabados numa indústria.


Bens fixos ou imobilizados:
São os bens duráveis, com vida útil superior a um ano e utilizáveis na atividade operacional da entidade. Exemplos:imóveis, veículos, máquinas e equipamentos.


Bens de renda:
São os bens utilizáveis apenas para a obtenção de renda e, portanto, não se destina os objetivos da empresa. Exemplos: terreno alugado por uma indústria a terceiros, ações de outras empresas e obras de arte.


Bens de consumo:
São os bens duráveis gastos ou consumidos nas atividades normais da empresa. Após consumidos,...
tracking img