Atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Incluindo:
- Corrida de Velocidade;
- Corrida de resistência (ou pelo campo);
- Corrida de Estafeta;
- Corrida de Barreiras;
- Saltoem Altura;
- Salto em Comprimento;
-Triplo-Salto;
- Lançamento do Peso;
- Lançamento de Dardo;Introdução………………………………………………………………………………………………………….Pág.
Desenvolvimento:
Atletismo :
Origem………………………………………………………………………………………………………………..Pág.
Dentro do Atletismo:
Corrida de Velocidade…………………………………………………………………………………………Pág.
Corrida de resistência (ou pelo campo)……………………………………………………………….Pág.
Corrida de Estafeta……………………………………………………………………………………………..Pág.Corrida de Barreiras………………………………………………………………………………………….. Pág.
Salto em Altura…………………………………………………………………………………………………. Pág.
Salto em Comprimento……………………………………………………………………………………… Pág.
Triplo-Salto……………………………………………………………………………………………………….. Pág.
Lançamento do Peso……………………………………………………………………………………………Pág.
Lançamento de Dardo………………………………………………………………………………………….Pág.Origem
A palavra atleta tem origem na palavra grega athletés que significa lutador.
Assim, o atletismo representa a arte dos lutadores.
A primeira corrida atlética organizada foi no ano 776 a.C., a data dos primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, na qual Corobeu de Élida saiu vencedor da corrida do“Stade”, palavra que deu origem a estádio.
O comprimento desta prova foi fixado por “Hércules”, por ter percorrido a distância de 600 pés olímpicos, o equivalente a 192,27m.
Durante o século XIX foram alteradas as regras deste, primeiro na Universidade onde se organizavam as competições de atletismo e, mais tarde, pelos organismos internacionais e olímpicos para, em 1912, assumirem a sua formaactual. Em 17 de Julho de 1912, é fundada a Federação Internacional de Atletismo Amador, em Estocolmo. Desde então, muito poucas alterações se sofreram no sector masculino, já no atletismo feminino o calendário foi substancialmente aumentado.
Na Primeira Olimpíada da Era Moderna apareceram as provas de 800m e 1500m masculinos. As provas de 5000m e 10 000m foram introduzidas no calendário olímpicoem 1912, nos Jogos de Estocolmo. Fizeram parte do calendário olímpico em 1928 , os 100m ,800m,estafeta 4/100m, o lançamento de disco e o salto em altura no sector feminino. Mas foi a partir da década de 80 que se operaram as grandes mudanças no atletismo feminino, terminando assim um longo debate e, simultaneamente, quebrando algumas incompreensões, pelo avanço da medicina desportiva e crescenteatitude da mulher face ao desporto contemporâneo.
Em, Portugal, a 21 de Novembro de 1921, foi criada a Federação Portuguesa de Sports Atléticos (FPSA), com apenas seis clubes.
A 12 de Março de 1922, organizou-se o primeiro campeonato de Lisboa de corta-mato e, no mesmo ano, também foi criado o primeiro campeonato de Portugal, com atletas de Lisboa e do Porto. Mais tarde, passou a ser chamadapor Federação Portuguesa de Atletismo (F.P.A).

Origem:
Na Inglaterra, a época dos Stuarts foi palco de confrontos nas corridas de longa duração entre corredores profissionais, running-footman.
Os ingleses começaram por realizar competições entre mensageiros envolvendo grandes apostas, chegando a ser instituído um prémio de 1000...
tracking img