Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1. Estrutura e órgãos que emitem e Interpretam as normas contábeis nacionais e internacionais
Os órgãos que emitem e interpretam as normas contábeis nacionais e internacionais são:
1.1.1 International Accounting Standard Board (IASB) e International Financial Reporting Standard Foundation (IFRS Foundation)
Em 1961, foi criado um grupo de estudos contábeis paraprestar assessoria às autoridades da Europa. Este grupo cresceu e, em 1973, transformou-se no International Accounting Standard Committe (IASC) que, segundo Schmidt, Santos e Fernandes (2006), foi o resultado de um compromisso assinado por Austrália, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Japão e México.
Praticamente três décadas depois, no dia 1º de abril de 2001, o IASCtransformou-se no International Accouting Standard Board (IASB), com sede em Londres.
Antes da transição para o novo IASB, o IASC emitiu 41 normas, denominadas International Accounting Standard (IAS), das quais, após uma série de revisões no processo de criação das normas atuais (International Financial Reporting Standard), permanecem 34 em vigor.
Para supervisionar o IASB, foi criada a FundaçãoIASC, que recentemente teve seu nome alterado para International Financial Reporting Standard Foundation (IFRS). Trata-se de uma entidade independente, sem fins lucrativos, que trabalha pelo interesse público. Seus objetivos são:
· desenvolver, no interesse público, um conjunto de normas contábeis globais de alta qualidade, inteligíveis e exeqüíveis, que exijam informações de alta qualidade,transparentes e comparáveis nas demonstrações contábeis e em outros relatórios financeiros, para ajudar os participantes do mercado de capital e outros usuários em todo o mundo a tomar decisões econômicas;
· promover o uso e aplicação rigorosa dessas normas; e
· promover a convergência entre as normas contábeis locais e as Normas Internacionais de Contabilidade em alta qualidade.
Destacam-se nafundação IFRS, os Curadores, o colegiado do IASB, o Conselho Assessor de Padrões e o Comitê de Interpretações IFRS.
Os Curadores são os membros responsáveis pela governança da Fundação IFRS e pela aplicação rigorosa das normas IFRS, mas não se envolvem com questões técnicas relativas aos padrões internacionais. A responsabilidade sobre as questões técnicas é dos membros do colegiado do IASB.
OsCuradores são escolhidos por sua representatividade nos mercados de capitais mundiais. São 22 curadores escolhidos da seguinte forma: seis curadores da América do Norte, seis curadores da Europa, seis curadores da Àsia/Oceania, um da América do Sul, um da África, e dois curadores de qualquer outra área.
O IASB é um colegiado de definição de normas pertencente à Fundação IFRS. Atualmente, o IASBé composto por 15 membros (a partir de 2012, serão 16 membros) indicados pelos curadores, e possui os seguintes objetivos:
· a desenvolver e publicar as normas IFRS, incluindo as normas IFRS para as pequenas e médias empresas; e
· aprovar as interpretações dos IFRS realizadas pelo Comitê de Interpretações do IFRS.
Todas as reuniões do IASB são abertas ao público. Em cumprimento as suasobrigações para definição das normas internacionais, o IASB adota um procedimento completamente transparente no processo de discussão e aprovação das referidas normas.
O Comitê de Interpretações IFRS é o setor do IASB composto por 14 membros nomeados pelos curadores e deverá, entre outras coisas, interpretar a aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade, publicar as minutas de interpretações paracomentários do público, informar os dados ao colegiado e obter dele a aprovação para as interpretações finais.
O Conselho Assessor de Padrões, também de membros nomeados pelos curadores, deverá, entre outras coisas, fazer recomendações ao colegiado da agenda e prioridades do trabalho e fazer recomendações ao comitê e aos curadores.
1.1.2. Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
O Conselho...
tracking img