Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prévia' do PIB aponta queda de 0,23% em fevereiro, diz Banco Central
Trata-se da 2ª queda consecutiva e a maior desde outubro, diz instituição.
No primeiro bimestre, IBC-Br, que mede atividade,avançou 1,15%.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
Tweet
IBC-Br é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB

O nível de atividade econômica do país registrou queda pelosegundo mês seguido em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior, divulgou nesta segunda-feira (16) o Banco Central. O recuo também foi o maior desde outubro do ano passado (-0,58%).

O Índicede Atividade Econômica do BC, o IBC-Br, que é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB pela autoridade monetária, registrou recuo dessazonalizado de 0,23% em fevereiro deste ano(140,20 pontos) na comparação com janeiro (140,53 pontos). Em dezembro de 2011, havia somado 140,79 pontos.

No acumulado do primeiro bimestre deste ano, contra o mesmo período do ano passado (semajuste sazonal, comparação considerada mais apropriada por economistas), o BC informou que foi registrado um crescimento de 1,15% no IBC-Br.

Resultado de 2011
Em todo ano passado, o crescimento doPIB foi de 2,7%. Por setores, a agropecuária liderou o crescimento no ano, com alta de 3,9%, seguida por serviços (2,7%) e indústria (1,6%). A indústria de transformação, por sua vez, registroucrescimento de apenas 0,1%.

Com base neste cenário, o governo já começou a adotar medidas para estimular a economia. Além do processo de corte dos juros, a equipe econômica tem atuado para que o dólarfique em um patamar mais alto, para elevar as exportações. Atualmente, o dólar está acima de R$ 1,80.

O governo federal também lançou, recentemente, um pacote de estímulo à competitividade dasempresas brasileiras, englobando a ampliação do processo de desoneração da folha de pagamentos; o aumento e barateamento da oferta de crédito para o setor produtivo; além de ações de defesa comercial e do...
tracking img