Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa pesquisar, abordar conceituar os símbolos e algumas curiosidades da Contabilidade. Símbolos que representam uma das profissões mais antigas do mundo, e que como estudantes do curso de Bacharelado de Ciências Contábeis, não podemos deixar passar despercebidos, pois para ser um excelente profissional, antes de tudo, precisamos conhecer a fundo nossasorigens e os significados dos símbolos que as cercam.

A história da Contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização humana, vamos aqui, nesse trabalho, fazer um resumo dos significados e conceitos dos símbolos da profissão contábil.

[pic]
Figura 1 – deus Mercúrio – mitologia romana.

2. SÍMBOLOS DA CONTABILIDADE

Mercúrio era um deus da mitologia romana, quetinha sobre seu protetorado várias coisas, dentre elas, o comércio. Era filho do deus Júpiter (o maior), e o mensageiro de todos os deuses, em razão de sua grande agilidade, simbolizadas pelas duas asas que ladeiam seu capacete e de ter a confiança da máxima divindade. Mercúrio empunhava o Caduceu, símbolo maior da Contabilidade, era um bastão de ouro que Mercúrio recebera em troca de instrumentosmusicais que inventara (a lira e a flauta) e que haviam maravilhado a Apolo (que detinha poderes e conhecimentos mágicos e era o titular do caduceu). Não só Mercúrio trocou os objetos como exigiu de Apolo que lhe repassasse segredos de magia, notadamente, da adivinhação.

O caduceu passou a ser símbolo dos atributos de Mercúrio, e este, de tal forma aprofundou-se na adivinhação, quepassou a conhecer a sorte de outros seres pelo jogo de pedras. Mais tarde, usando o capacete de Hades, Mercúrio tornava-se invisível, e assim, prestou grandes serviços a outros deuses, entre outras coisas, derrotando e matando o temível gigante Hipólito. Tais vitórias transformaram o habilidoso Mercúrio no principal intérprete da vontade divina. Por esta razão ele era, também, o mais ocupado de todosos deuses da mitologia.

Muitas outras atribuições e protetorados a mitologia confere a Mercúrio. Ao tomar o caduceu como seu símbolo, ele também tornou-se o símbolo de tudo o que protegia, inclusive o comércio. Como a Contabilidade Comercial foi a ciência mais importante durante milênios, é justificável a adoção de Mercúrio como patrono da Contabilidade. A própria literatura contábilatesta essa predominância - a primeira obra impressa de contabilidade industrial surgiu no início do século XVII - e os locais onde se ensinava a contabilidade eram denominados "Escolas de Comércio".

O caduceu, todavia, por muito tempo, também simbolizou a indústria, e foi representado por um ramo de oliveira ou de loureiro no qual se enrolavam duas serpentes. Para o anel do contabilistaadotou-se o caduceu estilizado, ou seja, o que possuía o bastão de Apolo que Mercúrio trocou pelos instrumentos de música, envolvido por duas serpentes e encimado pelo capacete que tornava o deus invisível, ladeado de duas asas que representavam a velocidade e a agilidade desse mesmo deus. Em simbologia tudo se permite.

O que o caduceu evoca, para os contabilistas, é o respeito à divindade(ainda que mitológica) e à sugestão de que ele possa, tal como o deus Mercúrio, proteger as riquezas com a nossa própria sabedoria. Nesse caso, fazemo-nos representantes de Mercúrio ao proteger o comércio (no sentido amplo de todas as atividades, pois o próprio Mercúrio também servia a todos) com a nossa orientação, zelo e uso de uma ética que vai até onde for necessário para defendermos osinteresses dos empreendimentos.

Mercúrio era tido como o deus inventor da Escrita Contábil. Tal é a plenitude de nossa ação, pois o caduceu que estilizamos absorve não só o bastão de ouro, mas, também, o capacete e as asas, ou seja, tudo o que Mercúrio utilizava para proteger os empreendimentos. O caduceu nos sugere a responsabilidade de ampla proteção ao patrimônio dos empreendimentos, de...
tracking img