Suporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Do Ábaco ao Computador
O Computador é uma maquina capaz de efetuar cálculos com um grupo de números, “lembra” o que foi computador, e ainda, pode ser adaptado para efetuar outros cálculos com um novo grupo de números. O primeiro “modelo” foi o “ábaco”, usado desde 2.000 a.C e até hoje encontrado no Japão e em outros países do Oriente, É um tipo de calculador em que se pode ver claramente ocalculo nos fios: a posição automáticos e não comportam números muitos extensos. O ábaco é um calculador decimal operado mundialmente.
Costuma-se considerar o ábaco como o primeiro instrumento criado para facilitar o trabalho do homem em processar informações. O ábaco foi inventado no Oriente Médio há milhares de anos e ainda comum encontrar comerciantes que continuam, preferindo fazer contasutilizando ábacos e as fazem mais rápido que uma calculadora eletrônica.
Blaise Pascal
Blaise Pascal foi um matemático, físico e filosofo francês que, inventou a primeira calculadora mecânica, talvez para ajudar o País a fiscalizar os impostos. A calculadora trabalhava perfeitamente, transferia os números da coluna de unidades para a coluna de dezenas através de um dispositivo especial. Pascal chamoua invenção de Pascalina. Originalmente ele pretendia construir uma maquina que realizasse as quatro operações fundamentais. O instrumento utiliza uma agulha para mover as rodas e um mecanismo especial, levava dígitos de uma coluna para outra. Pascal recebeu uma patente do Rei da França para que lançasse a calculadora no comércio. O engenho apesar de útil, não obteve aceitação.
A MáquinaAnalítica
Em 1830, Charles Babbage quase construiu o primeiro computador do numero, cem anos antes de se tornar realidade.
O projeto de Babbage apresentava algumas desvantagens: uma delas era o fato de que o computador era mecânico; e a outra era a própria precariedade da engenharia da época. Apesar desses problemas, Babbage construiu um aparelho que impressionou muito o governo inglês. Em 1834,Charles Babbage planejou uma maquina analítica capaz de computar com até 80 dígitos.
Tinha muitas das características dos computadores modernos. Os “programas” eram contratados por cartões perfurados. Possuía também um “contador” aritmético e dispositivos de “memória” separados.

A Primeira Programadora
A Condessa Ada Lovelace companheira de Charles Babbage e filha de Lord Byron foi uma daspoucas mulheres a figurar na historia da computação. Matematica talentosa, Ada compreendeu a máquinas analítrica de Babbage e escreveu um dos melhores relatos sobre ela. Criou “programas” para a máquina, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo.
Aspectos relevantes na evolução da Informática
ENIAC – Primeiro Computador.
O computador é um dos inventos mais sensacionais dos últimoscem anos, muito embora as suas bases tenham sido estabelecidas há quase dois séculos.
A realização efetiva das funcionalidades que encontramos nos computadores modernos tem mais de sessenta anos e a sua disseminação teve inicio há mais de vinte anos.
O desenvolvimento conquistado neste período foi extremamente rápido e muito interessante. Desde 1946, ano oficial da construção do primeirocomputador eletrônicos oficial da construção do primeiro computador eletrônico (ENIAC) até os dias de hoje, muitas etapas foram vencidas.
Aspectos relevantes na evolução da informática.
* Redução na dimensão física: Os computadores ficaram menores em tamanho, mais leves e consomem menos energia.
* Aumento da confiabilidade: Ainda não chegamos ao computador 100% confiável, mas os grandesfabricantes se orgulham de ter computadores com 99,9% de confiabilidade.
Aumento da Capacidade de Processamento
Fazer mais operações por intervalo de um segundo, no primeiro computador a capacidade era pedida em algumas dezenas de operações por segundos, atualmente estamos na casa de bilhões de operações por segundos.

Aumento de Simplicidade de Operação
Não é mais obrigatório saber como um...
tracking img