Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDAÇÃO EMPRESARIAL

Assunto:

REDAÇÃO EMPRESARIAL

2

DOCUMENTOS EMPRESARIAIS
A correspondência empresarial moderna. A correspondência empresarial tem sofrido modificações ao longo do tempo – tanto em relação à forma quanto em relação ao estilo da linguagem – impostas pela dinamicidade exigida pelas organizações modernas. Assim, há um cuidado cada vez maior para compatibilizar aeficiência da mensagem com a sua forma. Isso tem provocado adaptações que variam de empresa para empresa, no sentido de adequar as normas da correspondência à realidade da tramitação de informações em cada organização, em função de sua cultura interna, seus valores e seu fluxograma. A correspondência empresarial é, hoje em dia, não só um meio de comunicação. Ela é um instrumento de marketing, pois seinsere na realidade de um mercado competitivo em que todas as nuanças de comportamento adquirem sentido: a comunicação empresarial é a responsável pela imagem da organização perante seu público, interno ou externo. As mudanças mais importantes nos documentos empresariais das empresas privadas relacionam-se ao estilo da linguagem e à disposição dos elementos, conforme o quadro a seguir:

Década de60 Estilo PROLIXO – uso e abuso de vocabulário mais sofisticado, clichês, subterfúgios. dos DENTEADO – com espaços na margem esquerda e na abertura de parágrafos.

Década de 90 OBJETIVA – apresentação das informações necessárias com clareza. BLOCO – uma única margem vertical do lado esquerdo.

Disposição Elementos

A CARTA A carta moderna sofreu muita influência dos modelos americanos, tantona forma quanto no estilo. No inicio da década de 60, o modelo que vigorava entre nós era o chamado denteado, por causa das aberturas de parágrafos. Com a influência norteamericana, essa estética sofreu variações, até que, no final da década de 80, foi assimilado totalmente o estilo em bloco, como está demonstrado no quadro a seguir:

4

Década de 60
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAaaaaaaaaaa Aaaaaaa Aaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaa A aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaa Aaaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaa A Aaaaaaa Aaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaa A Aaaaa a aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa A aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaa Aaaaaaaaaaaaaaaaaa

Década de 90aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaa A Aaaaaaa Aaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaa A aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaa Aaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaa A Aaaaaaa Aaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaa A Aaaaa a aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa A aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaa Aaaaaaaaaaaaaaaaaa Aaaaaaaaaaa A Aaaaa

Nº deexpedição Pode aparecer isolado, combinado ao setor ou à abreviatura de espécie do documento: 657, STRE/ 657, SETRE – 675 Por tradição, tem sido posto à esquerda, mas também se pode colocá-lo à direita, para facilidade de arquivo. Data • dia sem zero à esquerda: Porto Alegre, 3 de maio de 2000. Em relação à data no meio do texto, pode-se optar por escrevê-la com dois dígitos, ou com um digito só: Emresposta a sua carta de 03-05-2000 ou Em resposta a sua carta de 3-5-2000 • nome do mês em minúscula, inclusive a letra inicial: São Paulo, 1º de janeiro de 2000. • • no ano, não há o ponto ou espaço depois do milhar; depois da data, ponto final. Só na carta com pontuação aberta ele será dispensável.

Pontuação aberta é um recurso norte-americano que consiste em não se colocar nenhum sinal depontuação em três elementos: data, vocativo e fecho. Em nossa cultura, esse recurso não foi bem aceito, portanto, não aconselhamos o seu uso.

5

Destinatário ≠ Endereçamento Na carta moderna não se coloca o endereço do destinatário, por uma questão de lógica: por que a pessoa que recebe a correspondência precisa saber de seu próprio endereço? É claro que caberá a cada empresa organizar os...
tracking img