Ferro fundido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Eduardo Miranda RA: 30005172 TTM 4NA

1) O que é Ferro Fundido Branco? Quais as suas propriedades mecânicas?
Ferro fundido branco é uma derivação do ferro fundido, porém, diferentemente do ferro fundido comum, não possui grafite livre em sua estrutura química. Possui uma dureza elevada devido a combinação do carbono diretamente com o ferro. Sua usinagem é extremamentedifícil, só sendo possível por processos altamente complexos e é utilizado para fabricação de instrumentos para extração de minérios.

2) O que é Ferro Fundido Cinzento? Quais as suas propriedades mecânicas?
Ferro fundido cinzento é o mais comum nos dias atuais, fabricado geralmente de sucata, sendo de fácil usinagem devido à elevada concentração de grafite livre em sua estrutura química. Oferro fundido cinzento é utilizado em diversos meios de produção como o automobilístico, ferroviária, produção de maquinas e muitos outros fins.

3) O que é Ferro Fundido Maleável? Quais as suas propriedades mecânicas?
Ferro Fundido maleável é obtido através do fofo branco – em um processo térmico – sendo assim possui uma dureza elevada. Geralmente é utilizado em peças mais complexas dese moldar e de maior precisão. É utilizado, quase que exclusivamente, em peças automobilísticas, como bielas, caixa de engrenagens, entre outras.

4) O que é Ferro Fundido Nodular? Quais as suas propriedades mecânicas?
Ferro fundido nodular possui uma estrutura química diferente dos outros fofos, porque o grafite é livre na estrutura, mas em ciclo fechado. Esta estrutura faz com o que ofofo nodular possua mais ductilidade, quase se igualando ao aço. É muito utilizado em indústria automobilística, em peças que exijam maior resistência ao impacto.

5) Quais os Tratamentos Térmicos comum a todos os Ferros Fundidos acima?
Geralmente para os Ferros Fundidos são utilizados quatro tipos de tratamentos térmicos: Normalização, Alivio de tensões, Tempera Superficial e Austempera.1) O que é o Tratamento Termoquímico de Nitretação?
O tratamento termoquímico de nitretação serve para alterar a dureza, desgaste, corrosão e a resistência do material. Este processo faz com que o material sofra menos com a distorção causada pela nitretação, permite atingir uma dureza maior e um material mais preciso no quesito acabamento. Uma das suas principais vantagens é o menor custo,comparado a outros processos, sem contar o menor tempo gasto no processo.

2) Quais os três processos de Nitretação?
Os três tipos de Nitretação são, Nitretação a gás, Nitretação liquida e a Nitretação liquida sob pressão.
A nitretação a gás é o mais comum entre eles, a realização processo se dá onde a peça é exposta a uma gás nitretado a uma temperatura posteriormente decidida.
Anitretação liquida é uma processo de curto prazo, porém com grande resultado e alto custo. A peça é exposta a um meio liquido nitretado, a uma temperatura de mais de 500°C.
A nitretação sob pressão tem o mesmo processo da liquida, porem alem da temperatura a peça é exposta uma pressão de xATM.

3) O que é o Tratamento Termoquímico de Cianetação?
Esse tratamento consiste em aquecer omaterial em uma temperatura elevadíssima, envolvido em uma banho de sal de cianeto fundido, para que a superfície do material absorva o carbono e o nitrogênio. O precesso é aplicado usualmente aos aços carbono e baixa liga. Uma vantagem de cianetação é a menor distorção nas peças produzidas.

4) O que é o Tratamento Termoquímico de Carbo-Nitretação?

Tratamento termoquímico decarbo-nitretação é o que causa o enriquecimento superficial simultâneo com carbono e nitrogênio. É geralmente utilizado para peças que necessitam de alta dureza superficial, alta resistência a fadiga de contrato e submetidas a cargas superficiais moderadas

1) Qual a definição de Ferro Fundido?
O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Forma uma...
tracking img