Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Escola Superior de Agricultura “Luiz De Queiroz”
Disciplina LES0107 – Teoria Geral da Administração
Prof. Dr. Alex Coltro

Os Stakeholders: Acionistas/Proprietários

Caio Damasceno Pellicani
Enzo Carlini Spelta
João Marconato Zanettini
Miguel Leopardi Bosco de Azevedo
Acionista/Proprietário

Antes de saber o papel dos acionistas e dos proprietários dentro deuma sociedade por ações, especificamente conhecidas como sociedade anônima, é importante saber qual é a definição exata desses dois termos. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, os acionistas são definidos como “que ou titular que detém ação ou ações de empresa, sociedade anônima etc.; acionário”. Já proprietários são determinados como “que ou aquele que possui (algo); possuidor ouque ou aquele que detém a posse legal de um bem imóvel, de terra, de fábrica, casa comercial, banco, empresa de prestação de serviços, etc.”. Portanto, pode-se concluir que os acionistas/proprietários são pessoas físicas que possuem certa quantidade de ações dentro de uma organização S/A. Eles são considerados sócios da empresa, já que investem seu capital para que exista um lucro dentro daorganização. Dependendo da quantidade de ações que a pessoa possui da empresa, ele pode ser considerado um acionista minoritário ou então controlador, também conhecido como majoritário. Quanto mais ações a pessoa tem (acionista majoritário), uma maior porcentagem da empresa estará em seu nome.

Como fazer para comprar ações de uma organização?

Existe um procedimento muito burocrático para conseguiradquirir ações de alguma empresa. Primeiramente, é preciso identificar se a empresa que você deseja comprar ações as disponibilizaram para comércio no mercado financeiro. Ou seja, os donos devem colocar em circulação uma parte da empresa para o comércio. Após encontrar a empresa é necessário realizar um cadastro em algum site de corretores para que assim, você possa começar a escolher as empresasque deseja investir. Para os corretores aceitarem você como um investidor da bolsa, é preciso comprovar que você possui algum patrimônio, caso contrário a tentativa será em vão. Após esse cadastramento, você pode começar a realizar compras de partes das empresas.
Como a aplicação nas bolsas de valores virou uma atividade muito lucrativa, muitas pessoas começaram a investir nela de diversasmaneiras. A compra de ações foi uma das mais escolhidas. Com isso, as pessoas mais experientes nesse ramo começaram a auxiliar os recém-integrantes da bolsa para que seus investimentos tivessem uma boa margem de lucro. Os intermediários, assim como são chamados, montaram um negócio que visava o aperfeiçoamento dos acionistas minoritários. Hoje em dia existem muitos cursos para que haja esseaperfeiçoamento.

A Importância dos acionistas/proprietários em uma organização

Eles são responsáveis pelo capital investido dentro das organizações. São eles que movimentam o dinheiro dentro das sociedades anônimas. Por exemplo, uma sociedade por ações coloca no mercado 40% delas para serem comercializadas. Se todas as ações forem compradas pelos acionistas, entrará uma maior quantidade de capitaldentro da empresa. Esse capital será utilizado pelos proprietários da empresa na compra de materiais, novas tecnologias e pagamentos de empregados mais capacitados, com a finalidade de gerar lucros, a serem distribuídos entre os acionistas da empresa.
É claro que os acionistas minoritários possuem uma grande importância dentro das organizações. Porém, é evidente que os acionistas controladorespossuem uma influência muito maior e decisiva para que exista uma modificação dentro das empresas. Se um acionista minoritário acreditar que alguns funcionários não estão realizando seu trabalho da maneira que deveriam não conseguirá fazer nada a respeito. Já se o dono e acionista majoritário desejar despedir alguns funcionários ineficientes, ele consegue, já que além de acionista, é um dos...
tracking img