Contabilidade nas industrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Descrição do caso analisado 4
2.2 A contabilidade na indústria 4
2.3 Cálculo do Custo Unitário 5
2.4 Preço de venda 6
2.5 Cálculos dos fatos contábeis ocorridos. 7
2.5.1 Faturamento Bruto. 7
2.5.2 Custo de Vendas 7
2.6 Impostos e tarifas 8
2.6.1 IPI 8
2.6.2 ICMS 9
2.6.3PIS 9
2.6.4 COFINS 10
2.7 Fatos Contábeis 11
2.7.1 Sorvete de Chocolate 11
2.7.2 Sorvete de Passas ao Rum 12
2.8 Análises do período 13
2.8.1 Margem de contribuição 13
2.8.2 Ponto de Equilíbrio 14
2.9 Regionalizando 15
3 Conclusão 17
4 Referências 18
INTRODUÇÃO

As empresas de produção do ramo alimentício, foco deste estudo, são entidades que operam essencialmente na intermediação daindustrialização e comercialização dos insumos e da produção agrícola de seus fornecedores e tem como foco atingir maior rentabilidade na comercialização da produção, menor preço na aquisição dos insumos básicos da produção e menor custo na fase complementar de sua produção, que basicamente é o armazenamento, o beneficiamento ou então a industrialização da sua produção.
Dependendoda região de atuação de uma indústria, não tomando por base a nossa região onde a maioria da produção é transformada por autônomos, pode-se ao mesmo tempo atuar com diversos ramos de atividades da produção: doces, sorvetes, frutas e legumes dentre outras. Também é possível desenvolver algumas atividades no mesmo período, outras em épocas diferentes.
Normalmente as empresas possuemuma estrutura física para manter sua produção em boas condições de qualidade, bem como a preparação destas para uma melhor comercialização. Para a manutenção da estrutura, com vistas a atender às necessidades a que se propõem as indústrias, ocorrem os gastos de manutenção diretos e indiretos, o cálculo do Custo Unitário, a Formação do preço de venda, os cálculos dos fatos contábeis, das vendas decada produto, a análise custo volume lucro, a contabilização no livro diário e livro razão em que está pautado o presente estudo.





DESENVOLVIMENTO


1 Descrição do caso analisado

Na presente produção textual analisaremos os fatos ocorridos com a empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DELÍCIA LTDA., que produz e comercializa sorvetes com embalagens de 2 litros ema penas doissabores: chocolate e passas ao rum. Nos anexos seguem informações a respeito dos fatos analisados a seguir.

2 A contabilidade na indústria

Contabilidade Industrial é a área da Contabilidade que trata dos gastos incorridos na produção de bens industriais. Como por exemplo, na fabricação de uma peça de roupa, um calçado ou até mesmo um automóvel, sendo assim podemos perceber que ela está altamenterelacionada à Contabilidade de Custos.
Cabe a contabilidade de custos, dentre as demais obrigações, o controle dos produtos equivalentes de produção, este termo pode ser definido conforme Martins como sendo: “[...] um artifício para se poder calcular o custo médio por unidade quando existem produtos em elaboração nos finais de cada período; significa o número de unidades que seriam totalmente iniciadase acabadas se todo um certo custo fosse aplicado só a elas, ao invés de ter sido usado para começar e terminar umas e apenas elaborar parcialmente outras”, em outras palavras equivalente de produção é aquele produto que está em produção, porém temos um controle e um percentual de elaboração, através disto podemos contabilizar quantos produtos estariam totalmente acabados. Exemplo prático: Nofechamento de um período uma determinada indústria possui 20.000 itens em processo de produção, sendo que 10.000 estão totalmente acabados e os outros 10.000 estão 50% acabados, isto quer dizer que neste fechamento, para fins contábeis esta indústria possui um total de 15.000 produtos acabados.
No caso estudado, conforme podemos analisar na tabela abaixo, sabemos que a produção iniciou-se sem...
tracking img