Contabilidade nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Nacional

Noção de Contabilidade Nacional?
A Contabilidade Nacional é uma representação quantificada da economia de um país que obedece a normas convencionadas e codificadas. Funciona como instrumento de análise de situação económica, de quantificação dos objectivos de política económica e de controlo do modo como as metas económicas vão sendo cumpridas.
É, por isso que é,indispensável a existência de um registo que permita identificar o que é produzido por cada país e responder a questões como:
* Quem ou quais os agentes que produziram
* Qual ou quais os gastos necessários à produção
* Qual ou quais os destinos dessas produções
Para obter a resposta a estas e outras perguntas, temos de utilizar dados relativos ao valor da produção, aos gastos associados aoprocesso produtivo e aos destinos dados à produção. Esta informação é recolhida e tratada por organismos oficiais e divulgada à comunidade.
A Contabilidade Nacional, para dar uma visão simplificada da economia, considera a actividade económica como uma maqueta onde são identificados os principais actores económicos responsáveis pela actividade económica e as relações económicas estabelecidasentre eles. As operações entre os actores económicos aparecem quantificadas num sistema articulado, Sistema de Contas.
Deste modo, através da Contabilidade Nacional ficamos a conhecer os principais responsáveis e as operações realizadas pelos mesmos na actividade económica, bem como os mecanismos essenciais para preverem a sua evolução futura.

Objectivos da Contabilidade Nacional
A ContabilidadeNacional tem como objectivos:
* Proporcionar a informação necessária para estabelecer comparações entre economias ( comparações no espaço) através de dados estatisticos das economias para que, por exemplo se possa comparar o PIB ou/e o PNB de duas economias distintas, e assim, conseguir apurar qual das duas é economicamente mais forte.
* Estudar a evolução de uma economia ao longo dostempos (comparações no tempo) que permite comparar o PIB e o PNB de diferentes anos, assim é possível ver se a economia está em crescimento ou em recessão.
* Fornecer os dados necessários à previsão económica e à tomada de decisão. A entidade que em Portugal, procede à recolha de dados estatísticos sobre a actividade económica é o INE, Instituto Nacional de Estatística. O Banco de Portugal e oGovernos fazem as previsões económicas, sendo o Governo a tomar as decisões com base nas previsões obtidas. Deste modo, quando o Governo toma decisões sobre por exemplo o aumento ou a redução dos impostos directos, tem em mente as previsões que foram elaboradas sobre o efeito destas possíveis alterações no comportamento das variáveis económicas como a poupança, o investimento ou o consumo.
Assim,através da Contabilidade Nacional é possível conhecer e compreender o funcionamento da economia num determinado período de tempo e responder às necessidades de informação dos agentes económicos sobre a actividade económica de um país.
Sistemas de Contas
O fim do liberalismo económico e a intervenção mais directa do Estado na economia originaram o aprofundamento das formas de representação e dedeterminação do valor da produção dos países.
Após a Segunda Guerra Mundial, o sistema de representação e calculo do produto tendeu para a uniformização, impulsionada pela Organização das Nações Unidas. Continuando esta tendência em 1993, a Organização das Nações Unidas publicou o novo Sistemas de Contabilidade Nacional, o SEC 93. O novo sistema estatístico tende a universalizar-se, pois osEstados têm vindo progressivamente a abandonar os seus próprios sistemas de Contas Nacionais e a adoptar o modelo mundial. Hoje, a tendência é para a existência de apenas um sistema internacional de Contabilidade Nacional, embora ainda existam adaptações nacionais e/ou regionais. Os países da União Europeia também não fogem a esta regra, tendo aprovado em 1995 uma nova versão do Sistema Europeu de...
tracking img