Contabilidade nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MACROECONOMIA: CONTABILIDADE NACIONAL
A Macroeconomia estuda os grandes processos da Economia nacional como um todo. Ela observa as variáveis econômicas (oferta, demanda, preços, etc.) em termos agregados, ou seja, abrangendo todos os agentes econômicos na escala de todo o território do país que está em foco. Por isso, costuma-se falar nos agregados macroeconômicos, que são as variáveis maisabrangentes da economia. Produção, emprego e desemprego, nível de preços e inflação, participação do Governo na
economia, exportações, importações, entrada e saída de capitais, taxa de câmbio: esses são os principais aspectos abordados por esta subdivisão das Ciências Econômicas.

A CONTABILIDADE NACIONAL

O estudo da Macroeconomia apóia-se no registro estatístico dos principais fluxos daprodução e da renda. Este registro (denominado Contabilidade Nacional) segue normas e princípios definidos, cada vez mais uniformizados em escala internacional.
Esse fluxo vai nos mostrar de forma simplificada os principais agregados macroeconômicos: o Produto, a Renda e a Despesa.

• Produto: é a denominação genérica para toda a produção de bens e serviços finais de uma economia. Costuma-se usardois modos de contabilizá-lo: o Produto Nacional Bruto (PNB) e o Produto Interno Bruto (PIB). O PNB é mais usado nos EUA; o Brasil usa mais o PIB. São maneiras distintas de medir o fluxo anual da produção nacional de bens e serviços.

• Renda: as famílias recebem remunerações pela venda de seus fatores de produção às empresas.

Essas remunerações são chamadas de Renda. A renda da terra é oaluguel, a do capital é o lucro (ou os juros, quando o capital é emprestado por terceiros) e a renda do trabalho é o salário. Assim,
aluguéis, lucros, juros e salários são os principais componentes da Renda Nacional de um país. O valor da Renda Nacional iguala o valor do Produto Nacional.

• Despesa: os agentes econômicos (empresários, consumidores, governo, outros países) compram a produção debens e serviços da economia nacional. Essa distribuição do produto entre os agentes que o adquirem é um elemento importante do estudo da Macroeconomia.

O objetivo fundamental da macroeconomia é determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico e a Contabilidade Nacional está inserida na moderna macroeconomia.
Em suma, a Contabilidade Nacional é umatécnica que tem o propósito de representar e quantificar a economia de um país. Organizar os fluxos econômicos de forma consistente e maleável, para fornecer informações e subsidiar a análise do que está ocorrendo na economia é seu objetivo. Visa essencialmente representar os fenômenos de um sistema econômico no que tange aos aspectos dos principais agregados – produto, renda, consumo, formação decapital,transações com o exterior.

FLUXO CIRCULAR DE RENDA

É uma versão simplificada do funcionamento de uma economia de mercado. Este distingue dois agentes fundamentais: as unidades produtivas ou empresas e as unidades consumidoras ou proprietários dos meios de produção.
Em suma, denomina-se FLUXO CÍRCULAR DA RENDA a apropriação e geração de renda decorrente da utilização de fatores deprodução. Enquanto as famílias recebem remuneração por ceder seus fatores de produção às empresas, elas irão pagar futuramente por produtos confeccionados pelas empresas, gerando assim um fluxo constante de renda.
Se o espaço geográfico for representado por um todo politicamente organizado (nação, estado, município) e o objetivo for o registro conjunto das transações realizadas por todas asempresas, unidades familiares, governo e não residentes envolvidos, o registro deverá ser realizado de forma agregada, congregando todos os agentes econômicos, de tal forma que o total de pagamentos deverá se igualar ao total dos recebimentos que por sua vez, deverá também igualar-se ao dispêndio total com bens e serviços. (Identidade Fundamental da Contabilidade Nacional)
Os principais agentes...
tracking img