Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – FACEM
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DCC
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
DOCENTE: JORGE SILVANOANA CLAUDIA DE OLIVEIRA
JANIELLY NARA DA SILVA BONIFÁCIO

CONTABILIDADE INTERNACIONAL E AS NORMAS DO IASB.

MOSSORÓ – RN
2011
EXERCÍCIO PROPOSTO

01) Responda:
a) Relacione a origemda contabilidade com o desenvolvimento da humanidade.
- A história da contabilidade tem uma grande relação com a história da humanidade e esta ciência esta intrinsecamente ligada às necessidadeshumanas e sociais, ou seja, controlar, explicar, analisar, informar, etc e evolui conforme as necessidades da sociedade e os impulsos tecnológicos.

b) Qual o objeto e objetivo da contabilidade?- O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de naturezaeconômico-financeira que o afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira. O objetivo principal da contabilidade é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica efinanceira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

c) Qual a contribuição da escola italiana para o desenvolvimento da contabilidade mundial?- No século XVII, na Itália, a contabilidade chegara a Universidade. Foi nessa mesma época que intitulou-se Francisco Villa como professor universitário, o qual extrapolou os conceitos tradicionaisde contabilidade, segundo os quais escrituração e guarda livros poderiam ser feitos por qualquer pessoa inteligente. Para ele, a contabilidade implicava conhecer a natureza, os detalhes, as normas, asleis e as práticas que regem a administração, ou seja, o patrimônio. Com isso iniciou-se a fase cientifica da contabilidade. Mas foi Vicenzo Mozi, em 1923, quem definiu patrimônio como objeto da...
tracking img