Aditivos para concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aditivos são produtos que adicionados ao concreto ou argamassas, têm a função de modificar as propriedades físicas dos mesmos, de modo a facilitar seu manuseio e emprego, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente não são obtidas confeccionando-se traços normais.
Os principais tipos, funções e denominações destes produtos que, adicionados ao concreto ou argamassas, têm a função demodificar as propriedades físicas dos mesmos, facilitando seu manuseio e emprego e oferecendo muitas vantagens.

Retardadores de Pega
Retarda o início da pega, proporcionando melhores condições de concretagem. O aditivo distribui o desenvolvimento do calor de hidratação por maior espaço de tempo. Permite interrupções nas concretagens sucessivas, evitando juntas frias.
Os aditivos retardadoresretardam a osmose da água nos grãos de cimento, agindo por defloculação e adsorção. Assim, dificultam e bloqueiam temporariamente a dissolução da cal dos silicatos e aluminatos, precipitando em forma de hidróxidos menos solúveis do que o hidróxido de cálcio.
A retardação, devida ao envolvimento dos grãos de cimento por absorção, prolonga por mais tempo as reações de pega. Facilita a dissipação decalor, desenvolvida durante a pega, evitando o surgimento de um forte gradiente de retração, causa da microfissuração superficial. Preenche as necessidades de retardação do início da pega, além de satisfazer os efeitos obtidos com o emprego dos plastificantes.
Proporciona uma mistura plástica, coesa e trabalhável, obtendo-se assim um concreto homogêneo, com maior impermeabilidade, maioresresistências mecânicas e ao desgaste, melhor aspecto, maior proteção da ferragem e maior durabilidade.
Há também aditivos à base de naftaleno-sulfonado, substância química que possui alto peso molecular. Por isso prolonga a consistência, o tempo de pega e a fluidez por mais tempo (variando de acordo com a porcentagem de uso do aditivo). Dispensa as partículas do cimento tornando o concreto mais fluido. Podereduzir em até 25% o fator água/cimento, aumenta a resistência, durabilidade e impermeabilidade do concreto em até 50% comparado a um concreto sem o uso de aditivo.
Para um mesmo consumo de cimento e água o abatimento do concreto dosado com aditivo pode ir de 0 a 20 mm, para mais de 200 mm. Com estas características pode-se produzir concretos auto-adensáveis e fluídos, com excelentesresistências químicas e físicas. Mantendo a relação água/cimento e a consistência do concreto, com a adição do aditivo, pode-se reduzir tanto o cimento quanto a água do traço, mantendo inalteradas a resistência e trabalhabilidade. Em regiões quentes ou peças com alta densidade de armadura é necessário reduzir o calor hidratação, a fim de minimizar ou eliminar as fissuras de origem térmica (retração plásticaou por secagem).
Este procedimento é adequado para traços com consumo elevado de cimento por razões técnicas. A redução de água e/ou cimento pela adição do aditivos de retardadores de pega no concreto não significa que os cuidados com a cura possam ser negligenciados.

Plastificantes e Retardadores:
Estes aditivos são especialmente formulados para uso em concreto compactado a rolo, deconsistência seca e com baixo consumo de cimento.
Reduz o tempo de vibração e a perda de trabalhabilidade com o decorrer do tempo. Assim, permite expressiva redução na água de amassamento, além de ganho significativo na manutenção da trabalhabilidade. Confere ao concreto altas resistências e/ou alta fluidez, possibilitando, inclusive, concretagens em condições adversas. Seu grande poder de dispersãopermite uma série de vantagens ao concreto:
- alta resistência inicial e final;
- facilidade de lançamento e adensamento;
- maior impermeabilidade;
- ótimo acabamento.

Aceleradores de Pega e endurecimento:
Proporcionam rápido endurecimento e altas resistências iniciais ao cimento Portland, permitindo a rápida liberação de fôrmas e escoramentos, representando maior rapidez e economia....
tracking img