Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Internacional – Uma breve história e significados.

Normas Internacionais de Contabilidade

Introdução

No mundo globalizado, a necessidade de informações mais rápidas e precisas vem sendo desenvolvida ao longo do tempo, e com isso estão havendo várias mudanças, principalmente na área contábil, em que é o setor por onde passam todas as informações de qualquer entidade, sendomicro, pequena, média ou grande porte. As mudanças a qual nos referimos já são realidade, em que podemos vivenciar, é a criação das normas internacionais de contabilidade.

Essas normas foram criadas a partir do momento em que a economia mundial, vive em constante transformação, e a pressão desde investidores vem crescendo constantemente, em relação aos seus investimentos, tornando-se umaimportante ferramenta de decisão para a gestão dos administradores.
Siglas inglesas importantes:

*

IASC (International Accounting Standards Committee)
*

IASB (International Accounting standards Board)
*

IAS (International Accounting Standard)
*

SIC (Standing Interpretations Committee)
*

IFRS (International Financial ReportingStandard)
*

IFRIC (International Financial Reporting Interpretations Committee)

Estrutura conceptual da Contabilidade internacional

Os princípios fundamentais da estrutura conceptual da Contabilidade internacional estão definidos no texto chamado “Framework” em inglês (“Estrutura conceptual”). O texto não é uma norma internacional de contabilidade. Ele é uma descrição dos conceitosbásicos que devem ser respeitados na preparação e apresentação das demonstrações financeiras internacionais. O texto define o espírito intrínseco das normas internacionais, a filosofia geral das normas e tem também como objetivo ajudar a diretoria do IASB no desenvolvimento e interpretação das normas internacionais de contabilidade, os usuários na elaboração das demonstrações financeiras e, osauditores na formação de uma opinião de auditoria. Em caso de conflito entre qualquer norma internacional e o “framework”, as exigências da norma internacional prevalecem sobre as do “framework”.

Os principais conceitos apresentados na Estrutura conceptual são:

*

Os objetivos das demonstrações financeiras: dar informações sobre a posição financeira, os resultados, e as mudanças naposição financeira de uma entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários (investidores, empregados, fornecedores, clientes, instituições financeiras ou governamentais, agencias de notação e publico) em suas tomadas de decisão.
*

Os pressupostos básicos: regimen de competência e continuidade.
*

As características qualitativas das demonstrações financeiras:clareza, relevância, confiabilidade, comparabilidade, equilíbrio entre custo e beneficio na preparação das demonstrações financeiras.
*

Os elementos das demonstrações financeiras: o balanço Patrimonial, a demonstração de resultado, a demonstração de fluxo de caixa, as notas e as divulgações incluindo informações por segmento de negocio.
*

Os critérios de reconhecimento dosativos, passivos, receitas e despesas.
*

Os princípios de avaliação dos elementos das demonstrações financeiras: custo histórico, custo corrente, valor realizável e valor presente.

NORMAS INTERNACIONAIS

International Accounting Standards Committee ( IASC )

Conselho de Padrões de Contabilidade Internacional, constituída em 1973 por órgãos profissionais de contabilidade dospaíses Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, México, Países Baixos, Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos. Entre 1983 à 2001 foram incluídos no IASC todos os membros da Federação Internacional de Contadores – IFAC , compreendendo 143 membros em 104 países.

Standing Interpretation Committee ( SIC )

Comitê Permanente de Interpretação, criado em 1997 por necessidade de considerar questões...
tracking img