Vida e obra de tarsila do amaral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pintora Brasileira que fez grande sucesso com suas obras, ela fez parte do movimento modernista brasileiro. O quadro Operários dá inicio a pintura social no Brasil, depois dele ela pintou outrosquadros que ficaram famosos. A sua vida deu origem a bons filmes que fizeram sucesso no cinema e na televisão. Com a evolução do cinema, a arte passou a ser vista de forma diferente por todas as pessoasque não achavam a arte interessante e consideravam os pintores pessoas esquizofrênicas incapazes de pensar. Os quadros de Tarsila já fizeram a volta ao mundo contando sua história e são usados comoexemplo de pintura nas escolas para a educação das crianças em relação às artes.


TARSILA DO AMARAL: UMA DAS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO MODERNISMO BRASILEIRO

Tarsila do Amaral foi uma das maisimportantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.
Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizadona cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).
Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiroquadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.
Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.
Somente aos 31anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).
Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidadede Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.
Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com AnitaMalfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários...
tracking img