Resumo para estudo.. enzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo para estudo – Bioquímica

A manutenção da célula depende da contínua ocorrência de um conjunto de reações que devem atender 2 exigências fundamentais
*As reações devem ocorrer em velocidades adequadas à fisiologia celular...
A insuficiência na produção ou na remoção de metabólitos pode levar a condições de doenças
*Precisam ser altamente específicas (chave e fechadura) de modo agerar produtos definidos.

Enzimas são catalizadores (aceleradores), elas aceleram o processo de reações das células e sem gastar tanta energia.
Por esse motivo as enzimas praticamente regem todo o funcionamento celular interno, favorecendo o metabolismo anabólico (construção) e catabólico (degradação).

As enzimas controlam o metabolismo pq seria muito difícil sobreviver com a capacidade deresponder apenas lentamente aos estímulos externos, por isso ela ajuda acelerando todo o processo.

A energia livre é quando temos enzimas transformando o substrato em produto gastando menos energia e tornando esse processo mais rápido.

Em uma reação, a energia livre dos produtos é menor do que a dos substratos.
Para um substrato se transformar em produto deve passar por um estado intermediáriode maior energia livre. Então desta forma, para poder reagir, as moléculas devem ter uma quantidade de energia que lhes permita atingir o estado de transição.

As enzimas são muito específicas. Temos então o mecanismo chave e fechadura que é o que garante que a enzima correta se una com seu substrato específico para realizar uma determinada função.

As enzimas são fabricadas pelas própriascélulas.

Sua concentração celular e sua atividade podem ser reguladas, permitindo o ajuste a diferentes condições fisiológicas.

Os fatores que afetam a atuação enzimática são:

* Coenzimas
* Temperatura
* PH
* Concentração enzimática
* Concentração de substrato
* Inibição e ativação

As coenzimas são ativadores enzimáticos, elas facilitam a ação enzimática unindo o substrato com suaenzima específica.
As vitaminas em forma de coenzimas permitem o prosseguimento das reações. Porém, elas não contêm energia química para a realização do trabalho biológico.

Quanto maior for a temperatura, maior é a transformação de substrato em produto. Independente se contém enzimas ou não, o aumento de temperatura gera mais produto. Porém, o aumento demasiado ou perda demasiada de temperaturapode resultar em uma redução da velocidade de reação, tendo como consequência a desnaturação da enzima. EX: febre e hipotermia. A temperatura perfeita é de 36.7ºC.
Qualquer alteração prejudica na velocidade de reação a ponto de morte celular.
O aumento da temperatura não diminui a energia de ativação, mas aumenta o número de moléculas que possuem energia cinética suficiente para ultrapassar aenergia de ativação e proceder ao estado de transição.

O pH significa a atividade dos íons de hidrogênio, é uma medida da acidez e alcalinidade. A escala de pH vai de 0 à 14. Sendo assim, podemos dizer que...
pH menor que 7 é mais ácido
pH maior que 7 é mais alcalino
pH 7 é neutro, nem tão ácido nem tão alcalino.
O pH de uma solução pode alterar as características das cargas de cadeia deaminoácidos (aa) de uma enzima e alterar a estrutura tridimensional do sítio ativo da enzima como um todo ou a distribuição das cargas de substratos. Com isso haverá diminuição da atividade enzimática.

A concentração enzimática no corpo humano pode mudar em resposta a estímulos agudos ou crônicos. Um aumento da concentração enzimática aumenta o ritmo das reações químicas para uma dada condição. Sobcondições ideais, o ritmo da reação é proporcional à concentração enzimática.
Estimulo agudo → é dado apenas 1x.
Estimulo crônico → é dado diversas vezes.

Concentração de substrato – O passo que limita o ritmo de uma reação catalizada enzimaticamente é a conversão do processo enzima-substrato para o produto. Portanto se há aumento na concentração de substrato existe aumento no número de...
tracking img