Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UFF Contábeis – Niterói

Contabilidade Internacional

Nome: Bruna Walter Machado



Questionário nº 1


1. Quais os principais órgãos atuantes no desenvolvimento e uniformização de procedimentos contábeis internacionais?

Os principais órgãos são o Comitê de Normas Contábeis Internacionais (International Accounting Standards Comitteee) – IASC, atualmente denominado IASB(International Accounting Standards Board), e A Federação Nacional de Contadores (International Federation of Accountants) – IFAC.


2. O que significa IOSCO e qual o seu principal objetivo?

IOSCO é a Organização Internacional de Valores Mobiliários (International Organization of Securities Commissions), este trabalha na regulamentação internacional de normas para o mercado de capitais e bolsa devalores. O IOSCO tem como principal objetivo a cooperação com as comissões de valores mobiliários e/ou órgãos reguladores de mercado de capitais mundiais para assegurar a melhor regulamentação dos mercados domésticos, em nível internacional garantir mercados justos e eficientes.


3. Qual a importância da OECD para a contabilidade internacional?

A OECD (Organization for Economic Cooperationand Development), Organização para Desenvolvimento e Cooperação Econômica, sua importância hoje para a contabilidade internacional gira em torno da área de tributação, onde ela faz recomendações em nível de convênios e outros acordos bilaterais.


4. Por que a União Européia contribuiu para a harmonização de procedimentos contábeis internacionais?

Porque a União Européia tomou adecisão de que todas as companhias abertas (integrantes do bloco econômico referido) devem preparar, a partir de 2005, suas demonstrações contábeis consolidadas de acordo com as normas internacionais de contabilidade editadas pela IASB, com isso ela padronizou e harmonizou a contabilidade européia fazendo assim uma grande contribuição para a harmonização da contabilidade internacional.



5. CAPA,AIC e FEE são organismos contábeis regionais ou de âmbito mundial? Onde atuam e quais os seus objetivos?


A CAPA (The Confederation of Asian and Pacific Accountants), A Confederação de Contadores da Ásia e do Pacífico, tem âmbito regional, atuando em 31 entidades contábeis profissionais e 21 países (Austrália, Bangladesh, Canadá, China, Ilhas Fiji, França, Hong-Kong, Índia, Japão, Coréia,Malásia, Mongólia, Nepal, Nova Zelândia, Paquistão, Filipinas, Samoa, Ilhas Solomons, Sri Lanka, Tailândia e Grã-Bretanha.), com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da contabilidade da região do Pacífico-Ásia para que possam melhorar a qualidade de suas demonstrações contábeis.

A AIC (Asociácion Interamericana de Contabilidad), Associação Interamericana de Contabilidade, sua atuação éregional, Américas, com 23 países membros com exílio de Cuba. Seu objetivo é integrar contadores do continente assumir a representação da profissão.

A FEE (Federation des Experts Comptables Européens), Federação dos Especialistas Contábeis da Europa tem o âmbito internacional com sede em Bruxelas e tem o objetivo de analisar e discutir divergências internacionais no âmbito contábil, deauditoria e tributação.












































UFF Contábeis – Niterói

Contabilidade Internacional

Nome: Bruna Walter Machado



Questionário nº2



1) Do que tratam os USGAAP, e para que servem?

Os USGAAP (United States Generally Accepted Accounting Principles), Princípios Contábeis Geralmente Aceitos, estes referem àmensuração da atividade econômica, e o tempo que esta mensuração é feita e registrada, as divulgações das atividades, e a preparação e apresentação das atividades econômicas sumariadas nos demonstrativos financeiros. Os princípios contábeis expressam o ambiente econômico em que são desenvolvidos. As complexas atividades de negócios geralmente resultam em complexos princípios contábeis....
tracking img