Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ORIGEM, EVOLUÇÃO, ESCOLAS DO PENSAMENTO CONTÁBIL


A idade Moderna teve início oficial em 1453, com a conquista de Constantinopla pelos turcos. Com o avanço dos turcos no oriente, fechou-se a rota comercial que ligava a Europa e a Ásia e que havia sido aberta pelas Cruzadas na Idade Média. A necessidade da abertura de novas rotas para a Ásia levou diversas nações da Europa Ocidental,como Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Países Baixos, a procurarem por novas rotas marítimas para a Ásia que não passassem pelo Oriente Médio dominado pelos turcos. Isto gerou as Grandes Navegações.
Com a descoberta da América e da rota marítima para a Índia, houve um grande incremento do fluxo comercial europeu. As nações que conduziam esta expansão necessitaram da técnica contábildesenvolvida pelas cidades do norte da Itália a fim de controlar as transações comerciais. Esta técnica contábil veio a ser denominada Escola Contista, e teve como figura principal Luca Pacioli, um frei italiano que sistematizou e popularizou o sistema de partidas dobradas desenvolvido pelas cidades do norte da Itália na baixa idade Média. Método publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábildo débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.
Até o século XVII, não se conhecia os números negativos, tinha-se apenas a idéia. Por isso a utilização das contas em T, que nada mais indicavam que os aumentos de um lado e as reduções de outro. O saldo era obtido pela subtração entre os valores.
Interessante é saber as origens das palavras débitos,créditos, devedores, credores, entre outros. Segundo HENDRIKSEN (1999:41) dívidas, devedores, debêntures e débitos, por exemplo, são palavras que resultam da base debere, ou dever, cuja contração é dr, nos lançamentos de diário. Créditos vêm da mesma raiz da palavra credo, ou seja, algo eu que se acredita, como a profissão de fé cristã enunciada no Credo dos Apóstolos. Também pode referir-se a pessoasnas quais se acredita, como credores - depositamos nelas nossa confiança, emprestando-lhes dinheiro. A origem latina é credere, cuja contração é cr, nos lançamentos de diário.
A obra de Pacioli, além de codificar a contabilidade, possibilitou que a Igreja e o Estado usassem os conceitos contábeis séculos depois, sendo um instrumento importantíssimo para o desenvolvimento do capitalismo.Em meados do século XVII, a Contabilidade chegava na universidades
Italianas, embora ainda estivesse atrelada a ciência da Administração, com o patrimônio definido como um direto.
Com a Revolução industrial começaram a surgir especialistas em contabilidade e, ainda no início do século XIX havia menos de 50 contadores públicos registrados nas cidades da Inglaterra e da Escócia. Essenúmero cresceu muito a partir da assinatura de uma Lei que exigia balanços aprovados por auditores. Fato importante foi a industrialização Norte Americana e o conseqüente giro de capital internacional, que fez com que viessem muitos contadores e auditores britânicos, trazendo essas profissões para a América.
As teorias e as práticas contábeis se estabeleceram a partir do surgimento de empresasmultinacionais e transacionais, de capital aberto e com grande movimentação de riquezas, permitindo a interpretação das informações por parte dos acionistas e investidores.
Atualmente, a contabilidade atua como um instrumento para a sociedade, seu usuário não é somente o proprietário da empresa, mas sim, fornecedores, investidores, bancos, governos, empregados e clientes
Para ofuturo, HENDRIKSEN (1999:49) considera que a Contabilidade irá se informatizar, em lugar de razonetes , haverá bases de dados das quais os dados financeiros serão apenas uma parte. Uma versão simplificada dessas bases de dados serão transmitidas por linha telefônica aos usuários. As empresas não precisarão escolher um método de reconhecimento das receitas, pois serão capazes de oferecer uma...
tracking img