Teoria da aprendizagem significativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
SEGUNDO AUSUBEL






Carlos Alberto da Silva1
Maria Simone Alves Oliveira Lima2






RESUMO





A teoria da aprendizagem significativa do psicólogo Ausubel tem como foco a aprendizagem escolar e propõe como linha de estudo a mente dos alunos, ou seja, de que forma estes acomodam em suas estruturas cognitivas os conteúdos acadêmicos.Ausubel afirma que os conhecimentos prévios dos alunos devem ser valorizados, para que estes possam construir uma interação entre a nova informação e uma idéia já existente em suas estruturas mentais. Esses conhecimentos prévios também chamados de “esteios” ou “âncoras” podem ser introduzidos ou ativados por meio de um organizador prévio. Neste artigo destacamos o organizador prévio chamado demapa conceitual que permite descobrir e redescobrir conhecimentos, caracterizando assim uma aprendizagem prazerosa, eficaz e duradoura.




Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Escolar, Mapa Conceitual.













_____________________________________________________________________________________
1Graduado no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociaispela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA/PE. Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Matemática com Ênfase em Informática pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu – FACIG/ PE. Professor da Escola Dinâmica (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e do Colégio Geração Colégio e Curso (Ensino Fundamental e Médio).

2 Graduanda do Curso deLicenciatura Plena em Matemática com Ênfase em Informática pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu – FACIG/PE. Professora da Escola Santa Maria (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental).

INTRODUÇÃO

A Aprendizagem é dita significativa quando um novo conteúdo a ser aprendido adquire significado para o aluno através da interação com um determinado conhecimento prévio existente em suaestrutura cognitiva, aprender significativamente consiste em atribuir significados e estes são elementos pessoais.
A Aprendizagem sem atribuição de significado é chamada de mecânica, é arbitrária e literal, não possui relação com uma idéia preexistente e o novo conteúdo é armazenado e reproduzido durante um certo tempo pelo aluno e depois esquecido.
A teoria de Ausubel,formulada na década de 60, é uma das primeiras no ramo da psicologia educacional a discutir a aprendizagem escolar. Esta teoria foi criticada em seu meio por estudar os mecanismos cognitivos do aluno e foi rotulada de individualista, então Novak (1980) acrescentou os aspectos afetivos relativos a aprendizagem tornando a teoria da aprendizagem significativa (TAS) mais humanista.
Na aprendizagemsignificativa a nova idéia interage com um conceito (âncora) que serve de base para torná-la significativa, este processo de ancoragem é chamado por Ausubel de subsunçor. Para Ausubel a aprendizagem pode ocorrer de forma receptiva ou por descoberta, na primeira o conteúdo é passado em sua forma final para o aluno, e na segunda o conteúdo deve ser descoberto pelo aluno.




TIPOS DEAPRENDIZAGEM: MECÂNICA/SIGNIFICATIVA.

Segundo Ausubel (1980) a aprendizagem significativa promove a interação entre o novo conceito, idéia ou proposição a um subsunçor que passa a adquirir novos significados tornando-se mais diferenciado e estável. Ao contrário a aprendizagem mecânica ocorre de forma arbitrária e literal e não possui ligação com um subsunçor, porém para o autor quando o conceitoé totalmente novo para o aluno é inevitável que ocorra primeiro a aprendizagem mecânica e depois a significativa, por exemplo, o conceito de potência para o 6º do fundamental.
Moraes (2007) discute que Ausubel não vê as duas aprendizagem em lado opostos e sim que elas pertencem a um continuum e para acelerar a aprendizagem significativa o psicólogo propõe manipular a estrutura cognitiva...
tracking img