Contabilidade industrial e rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE INDUSTRIAL
← Até a Revolução Industrial (século XVIII), quase só existia a Contabilidade Financeira (Geral), que estava estruturada para atender as empresas comerciais.

← A apuração do resultado de cada período e o levantamento do balanço em seu final ocorria por meio da apuração dos estoques em termos físicos.

← Estoques inicias

← (+) Compras

← (-)Estoques finais

← (=) Custo das mercadorias vendidas

← O confronto desse montante com as receitas líquidas obtidas na venda desses bens, possibilitava o conhecimento do lucro bruto.

← Do valor correspondente ao lucro bruto era preciso deduzir as despesas necessárias à manutenção da entidade, à venda de bens e ao financiamento de suas atividades.

← Vendas líquidas← (-) Custo das mercadorias vendidas

← (=) Lucro bruto

← (-) Despesas (Comerciais, Adm. e Financeiras)

← (=) Resultado antes do IR

← Os bens eram quase todos produzidos por pessoas ou grupos de pessoas que normalmente não constituíam entidades jurídicas.

← As empresas propriamente ditas viviam basicamente do comércio, e não da fabricação produtos, exceto àsinstituições financeiras.

← O conhecimento e a verificação do valor de compra dos bens existentes era muito simples, bastava consultar os documentos referentes à sua aquisição.

← Com o advento das indústrias, tornou-se mais complexa a função do contador, pois agora ele não dispunha tão facilmente dos dados para poder atribuir valor aos estoques.

← Passam o compor o custo dosprodutos os valores dos fatores de produção utilizados para a sua obtenção. O valor de compra é substituído pelo valor de fabricação.

← A Contabilidade Industrial tinha como principal preocupação auxiliar na mensuração monetária dos estoques e do resultado.

← Com o crescimento das indústrias a Contabilidade Industrial passou a ser encarada como uma eficiente forma de auxílio aogerenciamento das empresas.

← O pleno conhecimento dos custos no processo produtivo é fundamental para a identificação da rentabilidade dos produtos e para a possibilidade de reduzi-los (os custos).

← TERMINOLOGIA EM CUSTOS INDUSTRIAIS

← Gastos, Custos e Despesas são três palavras sinônimas ou dizem respeito a conceitos diferentes?

← Confundem-se com Desembolso? E Investimentotem similaridade com elas?

← Gasto – Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

← Conceito extremamente amplo e que se aplica a todos os bens e serviços adquiridos; assim, temos Gastos com a compra de matérias-primas, Gastos commão-de-obra, tanto na produção como na distribuição, Gastos com honorários da diretoria, Gastos na compra de um imobilizado etc.

← Só existe gasto no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento contábil da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento.

← Desembolso – Pagamento resultante da aquisiçãodo bem ou serviço.

← Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do momento do gasto.

← Investimento – Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).

← Todos os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços (gastos) que são “estocados” nos Ativos da empresa para baixa ouamortização quando de sua venda, de seu consumo, de seu desaparecimento ou de sua desvalorização são especificamente chamados de investimentos.

← A matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; a máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente.

← Custo – Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou...
tracking img