Contabilidade rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Contabilidade Rural como instrumento de gestão na cultura sisaleira do Estado da Bahia.


Pedro Paulo Carneiro Rios[1]


RESUMO:


Este estudo tem o objetivo de entender a Contabilidade Rural como instrumento de gestão, a serviço da administração rural. Apresentam-se conceito, objetivos e finalidades, buscando-se evidenciar suas especificidades, além de descrever o seu campo deação, as empresas rurais, as propriedades rurais - a agricultura e a pecuária. Estabelece-se a problemática acerca da utilização ou não da contabilidade com fins gerencias nas empresas sisaleiras do Estado da Bahia. Como metodologia utilizou-se a pesquisa exploratória através de levantamento bibliográfico em livros, jornais e revistas especializadas, bem como através de censo junto às empresasindustriais e exportadoras de fibras de sisal e manufaturados de sisal, localizadas em Conceição do Coité, principal pólo industrial do estado, neste segmento. Percebe-se que ainda é incipiente o uso da Contabilidade com fins gerenciais na região sisaleira do estado da Bahia.

Palavras chaves: Contabilidade rural – agricultura – pecuária - sisaleiras











1. INTRODUÇÃO


OBrasil já há algum tempo luta na Organização Mundial do Comércio - OMC contra os subsídios agrícolas que os paises ricos oferecem aos seus produtores a fim de que os seus produtos possam “competir” com facilidade com aqueles produzidos nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil.
Sabe-se que esta tem se mostrado uma luta inglória, cujos resultados são praticamenteinexistentes, a exemplo da última rodada de Doha onde os países desenvolvidos não aceitaram a redução de tais subsídios.
Apesar das barreiras existentes, conforme dados divulgados pela CNA[2] referente ao ano de 2006, o Brasil é líder mundial em produção e exportação de açúcar, café, suco de laranja, álcool, tabaco, complexo soja, carne bovina, carne frango, encontrando-se na terceira posiçãoquanto ao milho e à carne suína.
Tais produtos, dentre outros, compõem o que os investidores vêm chamando de Agronegócio, verdadeira locomotiva nacional que contribui com a maior parte do superávit comercial brasileiro.
A pujança do agronegócio nos indica a direção que as Ciências Contábeis e em particular o Contador precisam trilhar, pois compreender em profundidade a realidade dosetor rural tornou-se imperativo.
Neste aspecto, mostra-se a Contabilidade Rural tal a Contabilidade de Custos que, exceto raros casos, necessita o Contador “descer” ao chão de fábrica para compreendê-la e, só então possa transformar dados dispersos em departamentos ou unidades em informações úteis à tomada de decisão.
O presente estudo tem o objetivo de buscar compreender como seprocessa o uso da contabilidade aplicada ao setor rural, dando-lhe ênfase gerencial, para entender as especificidades da Contabilidade Agrícola e Agropecuária. Objetiva, ainda, determinar que informações contábeis – gerenciais são necessárias ao suporte da administração das empresas industriais ou exportadoras de fibras de sisal e manufaturados, localizadas em Conceição do Coité, também verificar onível de satisfação desses administradores com as informações contábeis que lhes são prestadas.
Estabelece-se a problemática com a questão: os administradores das empresas industriais ou exportadoras de sisal, localizadas em Conceição do Coité, utilizam as informações contábeis com fins gerenciais?
Para a compreensão de como se processa o uso da contabilidade aplicada ao setor rural e aoentendimento das especificidades da contabilidade agrícola e agropecuária, bem como para a determinação das informações gerencias que o contador precisa gerar para o administrador rural, foi utilizada a pesquisa exploratória através de levantamento bibliográfico em livros, jornais e revistas especializadas, bem como através de buscas na rede mundial de computadores (WEB) - nos sítios...
tracking img