Metais alcalinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metais alcalinos-terrosos
Os alcalinos-terrosos são os elementos químicos do grupo 2 (2A) da tabela periódica, formando uma família ou uma série química, e são os seguintes: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e radio (Ra). Este último apresenta um tempo de vida média muito curto.
O nome alcalino-terroso provém do nome que recebiam seus óxidos: terras. Possuempropriedades básicas (alcalinas).
Apresentam eletronegatividade ≤ 1,3 segundo a escala de Pauling. Este valor tende a crescer no grupo de baixo para cima.
São metais de baixa densidade, coloridos e moles. Reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água (ainda que não tão rapidamente como os metais alcalinos) para formar hidróxidos fortemente básicos. São todos sólidos.Todos apresentam dois elétrons no seu último nível de energia (em subnível s), com tendência a perdê-los transformando-se em íons bipositivos, M2+. Esta tendência em perder elétrons, denominada eletropositividade cresce no grupo de cima para baixo, sendo o menos eletropositivo, o berílio. A reatividade dos metais alcalino-terrosos tende a crescer no mesmo sentido.

Introdução
Os elementosmetais alcalinos terrosos
Os elementos do grupo 2 da tabela periódica, mais conhecidos como metais alcalinos terrosos, formam uma série bem comportada de metais altamente reativos, mas menos reativos que os metais alcalinos. Geralmente, são divalentes e formam compostos iônicos incolores. Os óxidos e hidróxidos são menos básicos que os metais alcalinos; portanto seus oxossais (carbonato, sulfatos enitratos) são mais susceptíveis ao calor. O magnésio é um importante metal estrutural, sendo usado em grandes quantidades (303.000 toneladas em 1993). Diversos compostos são utilizados em grandes quantidades: calcário (CaCO3) é utilizado para a preparação de cal virgem ( CaO: 127,9 milhões de toneladas em 1993) e cimento (1.396 milhões de toneladas em 1993), além de 14,2 milhões de toneladas degiz. Outros compostos usados em grandes quantidades incluem o gesso CaSO4 (88,2 milhões de toneladas em 1992), fluorita, CaF2(3,6 milhões de toneladas em 1992), magnésia; MgCO3 (10,8 milhões de toneladas em 1992) e barita, BaSO4 (4,9 milhões de toneladas em 1992).
Mg2+ e Ca2+ são íons essenciais ao ser humano; Mg2+ é um importante constituinte de clorofila.
Propriedades químicas
• Reação comágua:
O potencial de redução do berílio é muito menor que aqueles dos demais elementos dos metais alcalinos terrosos (potencial padrão do eletrodo, E ⁰, do Be2+ІBe -1,85, Mg 2+ІMg -2,37, Ca2+ІCa -2,87, Sr 2+ІSr -2,89, Ba2+ІBa -2,91, Ra2ІRa -2,92 volts).

Isso indica que o berílio é muito menos eletropositivo (menos metálico) que os outros elementos do grupo, e não reage com água. Há duvidas se elereage com vapor d’água para formar oxido BeO, ou se não reage com água nem mesmo nessas condições.
Ca, Sr e Ba tem potenciais de redução semelhantes aqueles dos correspondentes metais do grupo dos metais alcalinos, e se situam em posições no topo da série eletroquímica. Reagem facilmente com água fria, liberando hidrogênio e formando hidróxidos.
Ca+ 2H2 Ca(OH)O2+ H2
O magnésio apresenta umvalor Eº intermediário e não reage com água fria, mas é capaz de decompor água quente:
Ca + 2H2 Ca(OH)O2 + H2 ou Mg +H2 MgO + HO 2
O Mg forma uma camada protetora de óxido. Assim, apesar de seu potencial de redução favorável, não reage facilmente a não ser que a camada de óxido seja removida por amalgamação com mercúrio. Nesse aspecto, ou seja, formação do filme óxido, ele se assemelha aoalumínio.
reação Observações
M + 2H2O M (OH)2 + H2 Be provavelmente reage com vapor
Mg reage com água quente, e Ca, Sr reagem rapidamente com água fria.
M + HCl MCl2 + H2 Todos os metais reagem com ácidos liberando hidrogênio.
Be + 2NaOH + 2H2O Na2[Be(OH)4]+H2
2M+O2 2MO Be é anfótero
Todos os membros do grupo formam óxidos normais.
Com excesso de oxigênio
Ba+ O2Ba O2 O bário também forma...
tracking img