UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Terrômetro

Disciplina: Instalações Elétricas II

Brasília - DF, 14 de Novembro de 2012.

Sobre o Terrômetro
Terrômetro é um medidor de resistência de terra,que pode ser usado tanto para medição de resistência de aterramento como para medição das tensões espúrias geradas pelas correntes parasitas no solo.
Entre as aplicações mais comuns do terrômetro,podemos destacar a medição de resistência de terra em indústrias, edifícios, residências, para-raios, antenas e subestações, permitindo avaliar a qualidade de um sistema de aterramento.
Utilização doTerrômetro
Este equipamento é utilizado em áreas industriais, edifícios, residências e outros tipos de construção, possibilitando a verificação do nível de aterramento terreno e suas condições paraconstrução e utilização.
O terrômetro possui dois modos de funcionamento:
“Manual”, onde é operado manualmente pelo operador.
“Push-On”, onde, através de uma chave ele é iniciado ou ainda de formaautomática, onde um relógio digital desliga o aparelho após cinco minutos, sem a necessidade de comandos manuais.
Ele é transportado em uma maleta que serve tanto para proteger, quanto paratransportar com praticidade o equipamento.
Por ser um aparelho de precisão, o terrômetro deve ser bem conservado para que não haja danificação em sua vida útil. A leitura com este equipamento deve ser feitapor uma pessoa habilitada e conhecedora do produto.
Antes de utilizar o terrômetro, devemos seguir algumas regras de conservação e manuseio.
* Verificar as pilhas (se estão corretamenteencaixadas);
* Verificar a seleção está na função adequada á tarefa;
* Respeitar as escalas de medição e não utilize o terrômetro em áreas com circuito elétrico ativo;
* Não deixar oterrômetro por um período de tempo muito longo exposto ao sol e, quando não o estiver utilizando, retirar as pilhas, para poupar energia;
* Não entrar em contato direto com o solo, quando estiver... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Terrometro. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Terrometro/710352.html

MLA

"Terrometro" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Terrometro/710352.html>.

MLA 7

"Terrometro." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Terrometro/710352.html>.

CHICAGO

"Terrometro." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Terrometro/710352.html.