Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PAULA CAMILO CORRÊA















Contabilidade Gerencial
















São Miguel do Araguaia – Go.
2009.


paula camilo corrêa
















contabilidade gerencial








Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Gerencial.


Orientador: Prof. Marcelo Tarifa











São Miguel do Araguaia – Go.

2009.

INTRODUÇÃO


Origem Histórica


A Revolução Industrial foi um fator muito importante para a contabilidade. Exatamente neste período que se originou a contabilidadegerencial como um complemento da contabilidade financeira. No anteceder da Revolução Industrial, a contabilidade mantinha apenas um pequeno registro das relações externas de uma organização em relação a outras organizações comerciais não se preocupando com o processo de comunicação entre ambas. Após a Revolução Industrial, com o aumento dos negócios, houve a necessidade de precificar o valor doprocesso de conversão da mão-de-obra e dos materiais em novos produtos e de verificar se as organizações estavam tendo resultado em relação aos recursos que consumiam na produção. Com as operações em grande escala, surgiu a necessidade de maior ênfase na contabilidade voltada aos interesses internos das organizações competitivas e ao uso de registros contábeis como meio de controle administrativo daorganização.
Durante anos a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias; na atualidade ela passa a ser vista também como um instrumento gerencial que se utiliza de um sistema de informações para registrar as operações da organização, para elaborar e interpretar relatórios que mensurem os resultados e forneçam informações necessárias para tomadas de decisões e, parao processo de gestão: planejamento, execução e controle.
A contabilidade gerencial é um processo que visa identificar, mensurar, suportar e analisar informações sobre situações econômicas das empresas, com o objetivo de prover seus diversos usuários de informações sobre o patrimônio das organizações, auxiliando no processo de gestão da empresa.
A contabilidade gerencial deve fazerda vinculação entre as ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Tem como objetivo principal fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa, e seus dados podem ser usados para ajudar a controlar uma restrição da produção. O Contador Gerencial, pela própria natureza das funções que lhe sãosolicitadas a desempenhar, necessitará de formação bem diferente daquela exigida para o profissional que atua na contabilidade formal, precisando assim de bons conhecimentos matemáticos e estatísticos, pesquisa operacional e técnicas de planejamento.
As empresas estão em constantes mudanças, cada vez mais necessitam de controles precisos e de informações oportunas sobre seu negócio paraadequar as suas operações as novas situações.
Mesmo a contabilidade gerencial, sendo em outros tempos bem simples, vinha a atender às necessidades dos proprietários, e esses iniciavam o contato mais restrito com o profissional responsável pela orientação contábil. Com isso nasceu a contabilidade gerencial, devido à necessidade de dar valor ao processo de conversão de mão-de-obra.DESENVOLVIMENTO
Um dos grandes problemas que os micro e pequenos empresários enfrentam hoje é a correta determinação do preço das suas mercadorias. Atualmente, o mercado brasileiro é composto por empresas de grande, médio e pequenos portes, como também as microempresas e os informais (ambulantes), que têm em comum a participação em um mesmo segmento de mercado. As...
tracking img