Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Terminologias1
Apresentação |
Caros alunos, sejam muito bem-vindos à disciplina de Contabilidade Gerencial!
Terminologias Utilizadas Na Contabilidade De Custos
Tanto na definição da contabilidade de custos, como em sua origem histórica e nos princípios contábeis aplicáveis à mesma, foram utilizados vários termos específicos como: custos, despesas, receitas, gastos, entre outros.
Logo, aoentendimento das informações geradas pela contabilidade de custos, faz-se necessário os conceitos das principais terminologias utilizadas dentro deste contexto. A área de custos possui várias definições e conceitos próprios, que, em determinadas situações, são utilizadas de maneira incorreta ou equivocada. Na sequência, serão definidas as principais terminologias aplicáveis a custos, bem como umaexemplificação prática para melhor compreensão e fixação dos conceitos.
 
 
Gastos
Os gastos compreendem quaisquer bens ou direitos adquiridos, independente da condição de pagamento, a vista ou a prazo, e relacionam-se, diretamente, a algum investimento realizado ou consumo de recursos (custos e despesas). Segundo Martins (2001, p. 25), "só existe gasto no ato da passagem para a propriedade daempresa do bem ou serviço [...]". O autor pondera, ainda, que os gastos podem ser definidos como o "sacrifício financeiro com que a empresa arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro)".
Padoveze (2006, p. 17) conceitua os gastos como "todas as ocorrências de pagamentos ou de recebimentos deativos, custos ou despesas". Para o autor, significam receber os serviços e os produtos para consumo em todo processo operacional, assim como os pagamentos efetuados e os recebimentos de ativos.
Como exemplos de gastos, destacam-se as aquisições de matérias-primas, a compra de máquinas e equipamentos (imobilizado) a mão-de-obra produtiva e administrativa, despesas diversas, entre outros.
Osgastos são subdivididos em: gastos financeiros e gastos por consumo. Os gastos financeiros equivalem-se ao desembolso de dinheiro pela empresa para aquisição de algum bem ou pagamento de alguma obrigação. Exemplo: aquisição à vista de matéria-prima por uma indústria. Já os gastos por consumo, conforme a própria nomenclatura, são os consumos genéricos desses bens adquiridos pelo processo produtivo.Exemplo: consumo de matéria-prima anteriormente adquirida pelo setor produtivo de uma fábrica.

Investimentos
Os investimentos são direcionados a todos os gastos havidos pela aquisição de ativos com perspectiva de geração de benefícios econômicos em futuros períodos. De acordo com Martins (2001), os investimentos são gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis afuturos períodos.
Para Padoveze (2006, p. 17), os investimentos são "os gastos efetuados em ativos ou despesas e custos que serão imobilizados ou diferidos. São gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios futuros".
Para exemplificar os investimentos, destaca-se: compra de uma máquina ou equipamento industrial para futuro retorno de benefícios, na forma de produtos fabricados pelopróprio bem.
Custos
Os custos são conceituados como os gastos efetuados na produção de bens ou na prestação de serviços. No contexto industrial, os custos direcionam-se aos consumos incorridos, relacionados ao processo produtivo, ou seja, todos os gastos relativos, desde a fase de fabricação até o produto pronto. Para Martins (2001), os custos são gastos relativos a bens ou serviços utilizados naprodução de outros bens e serviços.
Padoveze (2006) considera que os custos são gastos não considerados como investimentos necessários para a fabricação dos produtos da empresa, ou seja, ligados à área industrial da organização.
Dentre alguns exemplos de custos, destacam-se: matérias-primas consumidas, mão-de-obra do pessoal da fábrica, seguro do prédio industrial, energia elétrica consumida na...
tracking img