Cooperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Cooperativismo vem da palavra cooperação, baseia-se em uma doutrina cultural e sócio-econômica que consagra os princípios fundamentais de liberdade humana, apoiada por um sistema de educação e participação permanente. O Cooperativismo surge então como forma de organização social para a solução de problemas econômicos e afins por meio da criação de comunidades de cooperação.Nasceu no mesmo contexto do Comunismo (estatização dos meios de produção para aniquilar o Sistema Capitalista) e do Sindicalismo (organização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses, diante das empresas capitalistas que tinham objetivos semelhantes, mas propostas distintas). Hoje o Cooperativismo já é implantado em todos os países e em todos os setores da economia.
O Cooperativismo optou pelaorganização de auto gestão, ou seja, de pessoas constituintes do corpo de membros (associados) para a solução de problemas específicos. As cooperativas seriam formadas por indivíduos livres, que se encarregariam da gestão da produção e participariam igualitariamente dos bens produzidos em comum. Sua realização prática prevê a criação de cooperativas de diversos ramos de atividades sócio-econômicas(Ex.: Saúde; Produção, Consumo, Crédito, Educação dentre outros).
O cooperativismo é idealizado como instrumento de desenvolvimento das pessoas que usufruem de seus serviços e, tem bases democráticas. Contudo propenso a mudanças e adaptações de acordo com a realidade com qual se deseja aplicar.

2. História

O cooperativismo surgiu no ano de 1844 na Inglaterra quando um grupo de 28 tecelõesfundou a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale, a fim de adentrarem no mercado, e como uma maneira de atuarem em meio a eras de capitalismo difícil, situação de exploração de mão de obra e desemprego. Eles se reuniram inúmeras vezes, durante um ano, para definir os princípios de um novo sistema sócio-econômico e os estatutos de um empreendimento, diferente das empresas mercantis entãoexistentes.
Em dez anos o Armazém de Rochdale (oriundo da sociedade criada) contava com 1.400 cooperantes, um empreendimento de sucesso que tornou-se exemplo para outros grupos surtindo com novos padrões econômicos na época.
O cooperativismo acabou evoluindo e conquistando um espaço próprio, definido por uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social. Por sua forma igualitáriae social, o cooperativismo é aceito por todos os governos e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas sócio-econômicos. O dia internacional do cooperativismo é comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano, a tradição foi instituída em l923 no Congresso da ACI - Aliança Cooperativa Internacional.

2.1. Origens no Brasil
Mesmo tendo fatos históricos que demonstram aexistência de grupos com tendências e comportamentos cooperativistas no passado (como os Jesuítas), oficialmente em registro o Cooperativismo teve início no Brasil no ano de 1.847 através do médico Francês Jean Maurice Faivre, quando o mesmo, junto a um grupo de europeus, organizou a colônia Tereza Cristina em bases cooperativas. Organização de breve existência, porém firma o início doCooperativismo brasileiro.
2.2. Simbologia
O símbolo do cooperativismo trata-se de um círculo abraçando dois pinheiros para indicar a união do movimento, imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos. Tudo isso marcado pela trajetória ascendente dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando subir cada vez mais. O uso do pinheiro justifica-se por serconsiderado símbolo de imortalidade e fecundidade, por se tratar de uma árvore com grande resistência em solos pouco férteis e alto nível de multiplicação. Usando dois pinheiros no símbolo ressalta capacidade de expansão e resistência. A cor verde consolida impressão de equilíbrio com o meio ambiente, a cor amarela representa o sol enquanto fonte de energia.
2.3. Bandeira
O cooperativismo possui...
tracking img