Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE GERAL




CONCEITO :

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.”
Vimos, pelo conceito acima, que a contabilidade exerce três funções distintas :

1 - Orientação
2 -Controle
3 – Registro

Estas funções compreendem um conjunto de atos a saber:



Inventários Iniciais
Orçamentos
1 - Função de Orientação : Cálculos
Previsões de produção, custos, compras, vendasresultados econômicos
Vendas e resultado econômico


Inventários periódicos
Balancetes
Balanços
2 – Função de Controle : Levantamento e demonstração de contasDemonstração e análise de resultados
Perícia




Análise e classificação de atos e fatos
3 – Função de Registro : Planificação de contas
Escrituração de atos e fatosClassificação de arquivos e documentos


As funções da Contabilidade se exercem em relação aos atos e fatos da administração econômica .
Entende-se por ADMINISTRAÇÃO ECONÔMICA: A série de funções exercidas por uma pessoa ou grupo de pessoas , com o objetivo de conservar e desenvolver um patrimônio.
Os atos daadministração econômica podem conservarem-se como tal ou transformar-se em fatos. Por isto torna-se necessária a distinção entre atos e fatos administrativos.

ATO ADMINSTRATIVO é a prática da administração que não modifica o materialmente o patrimônio. Exemplos: A contratação de um empregado, um pedido de mercadoria, a entrega de um título para cobrança bancária e orecebimento de um valor em caução.


FATO ADMINISTRATIVO é a prática da administração que modifica materialmente o patrimônio. Exemplos: O pagamento de salários, compra e venda de mercadorias e o recebimento do valor de um título.


Os FATOS ADMINSTRATIVOS se classificam em :


1 – PERMUTATIVOS, quando não alteram ovalor global do patrimônio, embora importem na permuta de espécie dos seus valores parciais, ou quando determinam aumento ou diminuição simultânea dos valores positivos (ativos) e negativos (passivos) do patrimônio, sem alteração do patrimônio líquido. São permutativos: A compra de mercadorias, a venda de mercadorias pelo preço de custo, recebimento integral do valor de um título e pagamento deum débito.


2 – MODIFICATIVOS , quando alteram o equilíbrio patrimonial, isto é, o patrimônio líquido. São modificativos : O pagamento de despesas, o recebimento ou pagamento de juros, comissões ou qualquer vantagem, que importem em aumento ou diminuição da riqueza líquida.



3 – MISTOS ou PERMUTATIVOS MODIFICATIVOS, quandoresultam em permuta de espécies de valores e, ao mesmo tempo, em aumento ou diminuição do patrimônio líquido. São mistos: a venda de mercadorias com lucro ou prejuízo, a liquidação de um título com desconto.



Do ponto de vista contábil são econômicos todos os atos e fatos administrativos que tenham valor monetário, isto é , que possam ser avaliados em dinheiro. Estes...
tracking img