Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Relação dos Custos Indiretos (fixos) com a Receita Operacional Líquida – Um estudo de caso no Setor Elétrico.
Autores:
Fernando Nascimento Zatta
FUCAPE / FABAVI / HM & Z CONSULTING
Hercules Vander de Lima Freire
FUCAPE / UVV / HM & Z CONSULTING
Moises Brasil Coser
FUCAPE / FACE / HM & Z CONSULTING
Alfredo Sarlo Neto
FUCAPE / FASERRA
Hélio Zanqueto Filho
FUCAPE
RESUMO
Procurou-secom base em pesquisa empírica, evidências do comportamento dos custos indiretos em relação à receita operacional líquida. Foi realizado estudo de caso com os dados de uma empresa distribuidora de energia elétrica da região sudeste. Uma contribuição deste estudo é a orientação para a melhoria da tomada de decisão e a redução de incertezas baseadas em formulação de hipóteses. Este artigo expõe umarelação entre a receita operacional líquida (ROL) e os custos indiretos (materiais, serviços e outros – MSO). No Brasil, os gestores das empresas do setor elétrico estimam que a modificação dos custos gerenciáveis - MSO correspondem a 50% da alteração da ROL. A pesquisa utilizou a técnica estatística de análise de regressão na estrutura de custos e receita operacional líquida. Aceitou-se a hipótesenula (H0), porque os resultados obtidos confirmam que não existe relação entre a modificação dos custos fixos indiretos (MSO) pela alteração da receita operacional líquida – ROL na ordem de 50% (cinqüenta por cento). Torna-se necessário, a ampliação do estudo com outras bases de dados com vistas a novas evidências empíricas.
INTRODUÇÃO
A evidenciação empírica aplicada à metodologia de pesquisa emcontabilidade vem ganhando uma posição de destaque em relação à abordagem normativa. Segundo Lopes (2002: p. 89) essa migração começou no final da década de 60, quando a evidenciação empírica passou a ter um papel central. Essa importância pode ser devida a aplicação do método indutivo ao tipo de pesquisa em que os resultados finais são obtidos a partir de observações e mensurações dos dados(Iudícibus, 2000, p. 25; Hendriksen & Van Breda, 1999, p. 30).
No Brasil, os gestores das empresas do setor elétrico estimam de forma ad hoci, que a modificação dos custos gerenciáveisii – custos indiretos (fixos): materiais, serviços e outros (MSO) correspondem a 50% da alteração da receita operacional líquida – ROL. Tal prática tem sido adotada desde o tempo em que o setor elétrico brasileiro
2permaneceu sob controle estatal. Percebeu-se que tal prática enquadra-se no método de gerenciamento conhecido como Rule of Thumbiii, que literalmente significa dirigir pela intuição. Trata-se de um modelo de gestão utilizado pelas primeiras indústrias que vai do período do século XVI até a metade do século XIX.
Ricardino (1999, p. 64) ainda comenta que:
Isso não significa que estes gestores sedeixassem governar pelo acaso. Estudos mais recentes do que os desenvolvidos por Hodges (1956) demonstram que uma série de indicadores, inclusive de caráter contábil, ajudavam no processo decisório. A intuição se fazia presente no aspecto produtivo, onde fatores como o que produzir, quando produzir e para quem produzir orientavam-se pela experiência dos administradores.
Esse comentário ressalta queos métodos de gerenciamento daquela época possuíam critérios pessoais que podiam ser mudados sem análises baseadas em dados concretos, de acordo com as circunstâncias.
Os comentários apresentados pressupõem que a prática adotada pelos gestores em estabelecer esta forma de gerenciamento é um critério que os auxiliam no atendimento dos propósitos empresariais. Para Arantes (1998, p. 237) “o queprevalece na caracterização do modelo organizacional de uma empresa é o critério predominante, aquele adotado para a organização do primeiro nível”.
A fim de analisar a relação entre as variáveis que determinam o resultado da regra adotada pelos gestores, apresenta-se a seguinte questão:
Qual a relação entre a modificação dos custos indiretos com a alteração da receita operacional líquida nas...
tracking img