Ciclos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
 O Brasil sofreu profundas mudanças nestes 510 anos de história, porém um dos pontos dos quais o Brasil mais sofreu mudança foi na economia, destes 510 anos vamos analisar o período inicial de sua história, período colonial. Hoje o Brasil esta em 8º posição no ranking de países mais ricos do mundo e tem vistas para a 5º posição em alguns anos, tem a inflação controlada, o maior credorda história brasileira, o Fundo Monetário Internacional FMI, já foi pago e o credor agora é Brasil, a desigualdade social no país aos poucos vêm diminuindo, cada vez mais o país se consolida como uma república democrática e aos poucos vai transformando sua economia basicamente agrícola em uma economia industrial e agora também intelectual e ambiental. Mas até chegarmos à 2010 com este cenário opaís sofreu grandes mudanças, com erros e acertos, vitórias e fracassos, principalmente nas áreas políticas e econômicas, porém é muito importante entender um pouco mais o que o país passou nos primeiros anos de sua história, o período colonial, de 1500 à 1822.
 PAU BRASIL O ciclo econômico do pau-brasil começa com o descobrimento oficial do Brasil em 1.500. O pau-brasil foi o primeiro produto aser explorado das terras brasileiras pelos portugueses e levado para Portugal. O ciclo econômico do pau-brasil começou as atividades de colonização do Brasil pelos portugueses. Os índios já utilizavam o pau-brasil para a produção de arcos e flechas. Extraiam o corante de seu cerne utilizado em suas pinturas. As técnicas indígenas foram aprimoradas pelos portugueses que lhes deram inúmerasoutras utilidades.
O pau-brasil foi o primeiro produto a ser explorado das terras brasileiras pelos portugueses. No período pré-colonial foi o produto que mais interessava à Coroa portuguesa das terras do Brasil. A exploração desta árvore gerou riqueza ao governo português. Seu nome originou o nome do nosso país: Brasil. Milhões de árvores de pau-brasil foram extraídas das matas do Brasil, quaseexterminando esta valiosa árvore. Esta planta ocorre nos terrenos mais secos, em meio à florestas primárias densas. Muito utilizada para paisagismo. Com o objetivo da ocupação definitiva da colônia brasileira o território brasileiro até a linha imaginária do Tratado de Tordesílias foi dividido em Capitanias Hereditárias que oportunizou a vinda dos primeiros colonos portugueses, começando um novo cicloeconômico no Brasil, a cana-de-açúcar. (1530-1710). O Pau Brasil foi o primeiro produto de exploração da Coroa Portuguesa em solo brasileiro. A madeira já era conhecida pelos europeus para a construção de naus enquanto a tinta vermelha característica era utilizada para confecção e tinturaria têxtil, era um produto sem muito valor agregado, portanto de pouco retorno a Portugal, porém de grandeaceitação. Houve imediata aceitação do produto em Veneza, Florença, Espanha e Flanders e o principal centro de distribuição passou a ser Amsterdã. A exploração do Pau Brasil durou até 1555, quando o produto começou a escassear na orla marítima e assim seu custo passou a ser elevado, fazendo com que diminuísse o interesse pelo seu comercio. Mas de qualquer forma, foi a maneira com que a CoroaPortuguesa pesquisou e estudou as novas terras descobertas, para daí em diante buscar maneiras de melhor aproveitamento desta. Nesta mesma época também foram exploradas as plantações nativas de algodão existente em todo o continente.
 CICLO DO AÇUCAR Na colonização do Brasil, o ciclo da cana-de-açucar, começa após o ciclo do pau-brasil,  com a divisão do território da colônia do Brasil até a linhaimaginária do Tratado de Tordesílhas em Capitanias Hereditárias. O Brasil se tornara o maior produtor de açúcar do mundo, enriquecendo os senhores de engenhos e comerciantes de açúcar, e gerando muitos impostos para Portugal e Holanda. Por isso que este período ganhou o nome de ciclo da cana-de-açúcar. O ciclo do açúcar teve inicio em a partir de 1530, tendo seu ápice de 1646 à 1654, sendo...
tracking img