Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE DE CUSTOS

Trabalho de Contabilidade de Custos na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Campus de Foz do Iguaçu.
Professor Wellyton Torquato P. Pardinho.

FOZ DO IGUAÇU
2012

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas utilizam de informações contábeis para apoiar e fundamentar processo decisório, objetivo este muito mais útil do que a simples utilização da contabilidadepara controlar despesas e estoques.
As informações contábeis úteis para o gerenciamento são extraídas através de sistemas de custos denominados de custeios, que consistem em apropriar todos os custos e despesas geradas para a produção dos bens e dos serviços e são responsáveis também por mensurar a quantidade proporcional de custos relevante a cada unidade de produto/serviço.
Existem diversasmetodologias nesse sentido, sendo as mais conhecidas, o custeio por absorção e a departamentalização. O custeio por absorção e a departamentalização são métodos muito eficientes para a elaboração dos custos, porém, são métodos que utilizam-se da arbitrariedade para a alocação dos custos indiretos envolvidos na produção de bens e serviços.
A arbitrariedade pode gerar distorções nasinformações geradas por estes sistemas de custos, ocasionando decisões equivocadas quanto a produção e comercialização.
Tendo em vista uma maior segurança nas tomadas de decisões, houve uma melhora na apropriação dos custos envolvidos com a produção e comercialização esta nova forma de custeio visa identificar os custos das atividades necessárias para a produção dos bens/serviços, e depois verificar quaisdestas atividades identificam-se com os bens/serviços produzidos em um determinado período, este sistema de custeamento é denominado custeio ABC.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Custeio ABC

O critério de custeio ABC é um sistema de custos que se diferencia dos métodos convencionais de custeio pela sua forma de aplicação e distribuição dos custos indiretos dentro das organizações. A principalcaracterística do custeio ABC é considerar as atividades desenvolvidas como fonte originária de custos aos produtos/serviços, os métodos mais comuns de custos se baseiam em custos de mão de obra direta e matéria prima para direcionar os custos
aos produtos/serviços, e que o volume de produção, quando na verdade, segundo Cooper (1998) apud Lima (2003, p.36) os custos variam de acordo com asazonalidade e complexidade do produto e não com a quantidade produzida. Não que métodos como custeios por absorção e departamentalização sejam ineficazes, o que acontece segundo Lima (2003, p. 37) “é que estes critérios de custeio foram desenvolvidos em épocas onde os custos indiretos eram insignificantes em quantidade, para que gerassem distorções e descontrole na análise dosresultados.”
Ao contrario do que as pessoas possam pensar o custeio ABC não é um sistema perfeito, em alguns momentos de sua aplicação é inevitável a utilização da arbitrariedade, para Martins (2000, p.93) o ABC enfoca cada etapa do processo como um centro de custos, onde, cada atividade de transformação, agregará custos aos produtos, sendo assim, a arbitrariedade será utilizada de forma mais distinta esucinta, fornecendo um custo mais próximo do real, permitindo ao administrador uma visão mais clara sobre a vida financeira da organização.
O ABC se revela uma importantíssima ferramenta de gestão empresarial, na visão de Kaplan (1999) apud Lima (2003, p. 38), permitindo maior exatidão na elaboração dos custos dos produtos, esta informação é de extrema importância para elaborações de orçamentosmais precisos e decisões quanto a preços, descontos, lucratividade, margem de contribuição. Outro aspecto importante, quanto a utilização do ABC é que para estabelecer o controle dos custos, este método analisa e avalia as atividades necessárias para a produção de produtos e serviços identificando os seus custos e quais atividades podem ser melhoradas e se há alguma que pode ser descartada, de...
tracking img