2. Na p.9, john afirma: “mas é claro que as coisas não são exatamente como parecem ser”. qual o assunto visto em nossas aulas que trata exatamente dessa afirmativa de john?. explique o significado (definição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões sobre o livro o monge e o Executivo

1. “O objetivo de qualquer ação disciplinar deve ser corrigir ou mudar o comportamento, treinar a pessoa, e não punir a pessoa”. A qual teoria de aprendizagem podemos relacionar o que foi dito pelo pregador, na página 80? Por que?
Tiedler e Joe Garcia abordam uma teoria sobre liderança que propõe que o ESTRESSE afeta
desfavoravelmente asituação, e que a inteligência e a experiência do líder podem diminuir essa influência
sobre ele e esta teria é chamada de TEORIA DO RECURSO COGNITIVO.
Porque como diz o pregador o objetivo de qualquer ação dicisplinar deve ser corrigido ou mudar comportamento, treinar a pessoa e não punir a pessoa.

2. Na p.9, John afirma: “Mas é claro que as coisas não são exatamente como parecem ser”. Qual o assuntovisto em nossas aulas que trata exatamente dessa afirmativa de John? . Explique o significado (definição):



3. “Paradigmas são simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida” (p.42). “(...) pense na visão de mundo que uma garotinha vítima de um pai abusivo poderia desenvolver. Provavelmente ela desenvolveria a idéia - o paradigma – de que os homensadultos não devem ser confiáveis” (p.43). De acordo com nossas aulas, a que essas frases se referem?
Ela refere-se que a menina, caso não mude o paradigma, ela carregará pela sua vida uma conclusão geral de que todos os homens adultos são pessoas ruins, e que não se pode chegar perto de nenhum deles, o que não é realmente. Para tanto é necessário mostrar que determinadas idéias – paradigmas – devemser analisados e trabalhos para que não prejudique o desenvolvimento na vida de todas as pessoas que já passaram uma situação ruim como as da menina citada na questão e assim melhorando sua o entendimento perante fatos semelhantes.

4. Quais as características do Feedback citadas na página 85?
Que o feedback deve ser sincero e específico.

5. Na p. 34, Simeão diz que a chave para a liderançaé executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. Se não houver equilíbrio entre tarefa e relacionamento, haverá problemas na liderança. Relacione o que foi dito por Simeão a 2 estilos de liderança, explicando como é cada um:
Quando um estilo de liderança impõe determinadas coisas a seus liderados, sem deixar que eles expressem suas opiniões ou participem em qualquer fazer doprocesso decisório da empresa, ou seja, a decisão e individual, somente do líder, com certeza haverão grandes problemas de relacionamentos e no desenvolvimento de tarefas na empresa por causa dessas atitudes individualistas desse líder: autocrático. Conforme Simeão menciona no livro, deve haver um equilíbrio entre tarefas e relacionamento, se o líder pensar apenas nas tarefas não haverá um bomdesenvolvimento dessas atividades dentro da empresa, e conseqüentemente desmotivação entre os funcionários. É precisa que se aplique políticas participativas dos funcionários para que eles se sintam valorizados pela empresa e possam debater junto com seu líder sobre os como poderão percorrer os caminhos que serão seguido, e isso acontecem no estilo de liderança democrático, onde os liderados participam doprocesso decisório e debatem as diretrizes que serão seguidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder, ou seja, há um equilíbrio entre relacionamentos e tarefas.

6. Na p. 64, Gandhi é descrito como um homem com menos de 1,60m de altura e que pesava cerca de 50 Kg. Contudo, Gandhi foi um exemplo de grande líder. Qual a teoria de liderança que não se encaixa com o perfil de Gandhi e que foidescartada com o tempo?
A teoria dos traços, mas traços físicos, pois nessa teoria os lideres são descritos como pessoas com aparência física que chame atenção, como altura, peso, aparência física de uma modo geral e Gandhi não tinha essas características, mas mesmo assim não deixou de ser caracterizado como um líder.


7. “Uma mulher chamada Kim apresentou-se antes de mim, mas eu não...
tracking img