Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUCÃO

Neste trabalho, abordaremos a importância da contabilidade de custos no processo decisório das empresas. Abordaremos sobre a origem dos custos, conceito, termologia contábil em custos e iremos conhecer as classificações e tipos de custos.

OBJETIVOS

Conhecer processos que tem a finalidade de auxiliar o administrador a gerirmelhor seus custos, criando ferramentas adequadas para tomada de decisões.

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Logo após o abandono da vida nômade, o homem sente necessidade de possuir posses e também criar ferramentas para controlaras.
Sem duvida este controle era bem arcaico. O proprietário do bem controlava suas posses através de pedras ou tabuas de argila. Para controlar o tamanhodo rebanho o proprietário guardava um objeto significando cada cabeça.
Com o passar do tempo, a humanidade evolui, surgindo as trocas (escambos) e posteriormente surgem os comerciantes. Após o surgimento dos comerciantes, o os mesmos passam a fazer suas negociações em varias regiões, criando a cultura voltada para o lucro.
No século XVIII surge a revolução industrial, esta vemtrazendo consigo uma nova era de produção. Produzir agora era uma tarefa mecanizada que trousse além das maquinas, a necessidade de definir quanto custou o produto acabado. Agora alem do custo da matéria prima, o empresário precisava de definições e processos de avaliação mais completos para definir o verdadeiro custo do produto. Surge então a contabilidade de custos.
Com o passar dos tempos acontabilidade de cistos não mais tinha o papel de apurar o custo do produto, mas também mensurar estoque e ter informações para a tomada de decisão, auxiliando as empresas no planejamento e controle de suas atividades.

Vanderbeck e Nagy (2003, p.13) explicam que a contabilidade de custos “fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais eplanejar o futuro”.

De acordo com Vanderbeck e Nagy a contabilidade de custos deixa de ser apenas uma ferramenta usada para mensurar estoques, para ser uma fonte fornecedora de inúmeras informações para tomada de decisões dentro e fora das empresas.
A contabilidade de custos também auxilia a definir os produtos que serão comercializados, defini a contribuição de cada produto ou linha depara o lucro da empresa, auxilia na definição dos preços de venda, proporciona ferramentas para analise do preço mínimo do produto e defini a viabilidade do negocio.
Para definir uma comunicação clara e coesa, foram criados alguns termos relacionados à contabilidade de custos. Eles foram definidos dentro da visão contábil e classificados como gastos, custos, despesas, desembolsos,investimentos, perdas.

Gastos é toda e qualquer aquisição de bem ou serviço que a empresa faca. Podemos representar gastos com energia elétrica, água, compra de matéria prima, Mao de obra, gastos com compra de imobilizado etc. o termo gasto pode ser atribuído a toda e qualquer aquisição realizada pela empresa.
Custo e todo gasto relacionado à bem ou serviço utilizado na produção de um bemou na prestação de um serviço. Como exemplo de custos, temos os salários dos funcionários da fabrica, aluguel, energia elétrica utilizada na fabrica entre outros.
Despesa é todo bem ou serviço consumido para a obtenção de receitas. Como exemplo de despesa pode citar as comissões de vendedores, aluguel do escritório da administração, conta de telefone do departamento de vendas, folha depagamento do setor financeiro.
Desembolso é o pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Representa a saída de dinheiro da empresa por meio do pagamento, sendo assim, essa saída pode ocorrer antes, durante ou depois do bem já entregue ou do serviço executado.
Investimento são gastos que a empresa fica sujeito visando por meio deles obter benefícios nos períodos futuros....
tracking img